Parlamento Estudantil recebe visita da Escola de Formação Gerencial do SEBRAE-MA

icone-whatsapp
Andressa Valadares/ Agência Assembleia
23/08/2016 11h27 - Atualizado em 24/08/2016 16h23

Parlamento Estudantil recebe visita da Escola de Formação Gerencial do SEBRAE-MA
Foto original

Como parte do projeto Parlamento Estudantil, a Assembleia Legislativa recebeu, nesta segunda-feira (22), a visita de alunos do 3º ano da Escola de Formação Gerencial do SEBRAE-MA. O objetivo é integrar os estudantes com a atividade parlamentar, viabilizando uma visão de aspectos da democracia participativa e preparando-os para o pleno exercício da cidadania.

Os alunos foram recebidos pelo deputado Júnior Verde (PRB), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da AL. O parlamentar acompanhou os estudantes durante a visita, na qual tiveram a oportunidade de conhecer o Salão Nobre da Casa, o Plenário Nagib Haickel, as salas das Comissões e o Plenarinho. "Achei interessante conhecer esse instrumento que faz parte da história do Maranhão. Fiquei feliz em saber que a Assembleia está aberta à visitação da população", disse o estudante Luís Felipe Fontenele, de 18 anos.

A estudante Ana Clara Oliveira Raft, de 17 anos, agradeceu a oportunidade de poder conhecer a Assembleia e saber como funciona o trabalho dos parlamentares. “Saber como funciona o governo e como as esferas políticas se desenrolam é importante para todo e qualquer cidadão, principalmente quando ainda está começando a entender a sua participação nesse processo, que é nessa faixa etária de 16-17 anos”, afirmou.

O deputado Júnior Verde também respondeu a questionamentos dos alunos sobre a atividade parlamentar e aproveitou a oportunidade para colher propostas e sugestões dos estudantes sobre assuntos que podem vir a ser temas de projetos e debates no Legislativo.

“A sociedade ganha muito com a participação dos alunos, até porque nós precisamos formar cidadãos conscientes, que têm que votar, mas também acompanhar as ações do Parlamento, para que possamos gerar gerações que possam estar com o espírito voltado ao entendimento social de que a política está na sua representação e deve acontecer com a participação de todos”, ressaltou Verde.

A diretora da escola, Miosótis Lúcio, ressaltou que, por ser uma instituição com foco na construção e preparação de lideranças, a visita foi uma forma de ajudar os alunos a compreender o seu papel de líder dentro da sociedade. “O nosso desejo nesse momento era fazer com que os alunos compreendessem a necessidade de ser um líder cidadão e, invariavelmente, é impossível dissociar essa prática empreendedora do compromisso com a sociedade”, completou.

SOBRE O PARLAMENTO ESTUDANTIL

O projeto Parlamento Estudantil tem por finalidade possibilitar aos alunos das escolas públicas e privadas o conhecimento das ações parlamentares, mediante a vivência de um dia de sessão especial parlamentar e oferecendo esclarecimentos sobre o papel, as funções e o cotidiano.

No Maranhão, a juventude representa 30% da população e a sua participação tem sido cada vez maior nas áreas econômicas e educacionais do Estado. Por isso, torna-se imprescindível o envolvimento do jovem com as diversas funções e o cotidiano do Poder Legislativo, tal como a visitação em tela, refletindo assim a observação, o incentivo e o cuidado deste poder com a juventude maranhense.


Banner