Bira ressalta que o programa ‘Cisternas’ do Estado fortalece a agricultura familiar no MA

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Bira do Pindaré
23/08/2016 19h33

Bira ressalta que o programa ‘Cisternas’ do Estado fortalece a agricultura familiar no MA
Foto original

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) repercutiu, durante a sessão plenária desta terça-feira (23), o lançamento do ‘‪Cisternas’ do Governo do Estado, programa com um investimento na ordem de R$ 40 milhões que vai beneficiar, inicialmente, nove mil famílias de 16 municípios do Maranhão com a construção de 4.067 cisternas.

“O Governo do Estado mais uma vez de parabéns por esse investimento que é fundamental para criar as condições necessárias para fortalecer as comunidades rurais, da agricultura familiar porque são comunidades extremamente carentes e que hoje têm a sua subsistência comprometida pela falta de um elemento básico, que é a água”.

Para Bira, o programa vai diminuir o sofrimento dessas pessoas que, independente do motivo, não tinha acesso à água. Impossibilidade de abrir poço, a inexistência de rios na redondeza ou a falta de condições para captar a água da chuva. Ele lembrou que muitas cidadãs e cidadãos maranhenses ainda não possuem em suas casas telhado de alvenaria e esclareceu que eles também serão contemplados no ‘Cisternas’.

“Com esse programa vai ser possível graças à implantação dessas cisternas. E o que é fundamental: já vai acompanhado de um telhado, que estão chamando de “telhadão”. Então, mesmo as casas que ainda não tem as condições adequadas receberá o sistema completo, que permitirá a captação e o reservatório de água de pelo menos 25 mil litros, que vai garantir a subsistência de muitas famílias maranhenses, que serão beneficiadas por esse programa”, esclareceu.

O parlamentar parabenizou o governador Flávio Dino pela sensibilidade em tomar essa iniciativa, que, segundo ele, é fundamental para o Maranhão, estado que ainda vive os resquícios de um longo período de descaso com as políticas de assistência às comunidades mais carentes do Maranhão.

“Com esse programa a gente dá um passo a mais, fortalecendo as comunidades rurais e a agricultura familiar, porque essas famílias também receberão um recurso de fomento. Não será apenas um reservatório de água, mas um incentivo para que elas possam também iniciar a sua produção ali mesmo na sua área, no seu terreno”, concluiu.


Banner