Bira comemora inauguração de mais unidades vocacionais do IEMA

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Bira do Pindaré
31/08/2016 17h59 - Atualizado em 31/08/2016 20h19

Bira comemora inauguração de mais unidades vocacionais do IEMA
Foto original

O deputado Bira do Pindaré (PSB) destacou, nesta terça-feira  (31), a inauguração de mais duas unidades vocacionais do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), desta vez em Codó e Caxias. Criado pelo governador Flávio Dino e por Bira - quando o parlamentar foi secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o IEMA é a política do governo do Estado para aumentar a oferta de educação técnica profissional em todo estado.

“O governador Flávio Dino, sabiamente, assumiu o compromisso na sua campanha eleitoral e honrou a promessa criando o Instituto. Já existem três unidades plenas com ensino médio técnico, São Luís, Bacabeira e Pindaré-Mirim. Agora, está implantando as unidades vocacionais, voltadas para a vocação de cada região, são unidades que alcançam um universo maior de pessoas”, explicou.

Nas unidades de Codó e Caxias, o Estado vai oferecer cursos como agente comunitário, preparação de sorvetes, inglês básico, desenvolvedor de aplicativos de web, além de gestão de cooperativas e empreendedorismo. Para Bira, cursos fundamentais, que darão a oportunidade para que jovens e adultos possam ter mais oportunidade no mundo do trabalho; fator considerado fundamental para o desenvolvimento do Maranhão, segundo frisou.

“Nós sabemos que só isso não resolve, é preciso que a economia funcione. Então ontem nós aprovamos, aqui nesta Casa, o Programa Mais Empregos. Aprovamos as medidas anticíclicas do governo que vão incentivar a geração de empregos no Estado do Maranhão. Assim, o governo tem atuado em várias frentes, tanto na geração de oportunidades quanto na qualificação das pessoas”, acrescentou.

Bira defende que o investimento em educação pública de qualidade é o grande caminho para o estado e disse que outras treze unidades vocacionais devem ser inaugurada em outros municípios. São Luís conta atualmente com três unidades vocacionais inauguradas ainda na gestão dele quando esteve à frente da Secti, a Escola de Cinema, o Estaleiro Escola e o UV Praia Grande.

“Foi graças a uma educação de qualidade que eu tive no ensino médio que eu posso dizer que a minha vida profissional foi resolvida. Por isso é tão importante se investir em educação de qualidade em tempo integral com ensino profissionalizante, gerando oportunidade para nosso povo, para nossa gente”, concluiu.


Banner