Júnior Verde e Wellington do Curso parabenizam São Luís pelos seus 404 anos de fundação

icone-whatsapp
Nice Moraes/Agência Assembleia
06/09/2016 12h20 - Atualizado em 06/09/2016 14h12

Júnior Verde e Wellington do Curso parabenizam São Luís pelos seus 404 anos de fundação
Foto original

Os deputados Júnior Verde (PRB) e Wellington do Curso (PP) na sessão desta terça-feira (6), parabenizaram a cidade de São Luís pelos seus 404 anos de existência a serem comemorados na próxima quinta-feira, dia, 8.

Eles enfatizaram que São Luís - a capital maranhense considerada a Ilha do Amor, a Ilha do Reggae, da Fantasia e dos Encantos - com a sua poesia, com seus valores, suas riquezas naturais e do seu povo, merecem todas as suas homenagens.

“É preciso que nós possamos amar esta cidade e que ela não esteja viva apenas nos lábios, nos versos, na intenção dos poetas, na sensibilidade de quem lê e de quem sente, mas que ela esteja viva nas realizações daqueles que podem transformá-la em uma cidade melhor para nós e para os nossos filhos.  Vamos continuar trabalhando acreditando que é possível transformar São Luís através não só da vontade de querer fazer, mas das realizações necessárias, do engajamento e da determinação em querer a verdadeira transformação, que é a social”, acentuou Júnior Verde.

Homenagem

Júnior Verde também destacou trechos de uma obra, de sua autoria, em homenagem à cidade de São Luís: ‘São Luís, uma obra de arte, pelas pedras de cantaria, o alicerce, as mãos dos bravos que fizestes, tornando-te lugar divino, celeste, rastros indeléveis já não envelheces. Ilha onde repousam as águas do Oeste, mar que se curva aos teus pés. Ônix da beleza que te enobrece nas praias de tuas marés. Impressionas, pois quem te vê não esquece o teu sublime acervo arquitetônico. Dentre todas as cidades, você merece a certeza de ser Patrimônio da Humanidade’.

Em outro trecho ele enfatiza: ‘Herdastes o nome dos franceses, uma homenagem amiúde feliz, mas te erguestes com os portugueses. Ah, obras de arte, inigualável São Luís! Em todos os versos que fiz não consegui definir-te. Não nasci nesta terra, mas fiz dela o meu vernáculo, como do filho há uma espera a seus píncaros e seus sustentáculos. Ela concedeu minha poesia alimentando-me nos seios dos seus dias e hoje sinto a bonança. São Luís, em todos os versos que fiz não consegui definir-te nas ruas, praças, dos casarios. Império do antigo e do moderno. Divina eu te fiz e te refiz harmonizar-te em meus versos. Desígnios do que hoje construí em todo o amor que confesso...’

Dias melhores

“São Luís completa 404 anos e esta é a oportunidade de parabenizar este povo aguerrido e lutador que nutre no seu coração a esperança de dias melhores”, disse Wellington do Curso, destacando a homenagem que a cidade de Cancale, na França, está fazendo à cidade de São Luís pela passagem dos seus 404 anos de fundação.

Cancale é a cidade onde nasceu Daniel de La Touche, fundador da cidade de São Luís. “Eles têm orgulho da façanha do navegador Daniel de La Touche, por isso eles fazem homenagens à nossa querida São Luís”. 


Banner