Projetos de Edson Araújo que festejam os pescadores e a farinha são aprovados

icone-whatsapp
Nice Moraes/Agência Assembleia
13/09/2016 15h39

Projetos de Edson Araújo que festejam os pescadores e a farinha são aprovados
Foto original

O plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão aprovou na sessão desta terça-feira (13), os Projetos de Leis nº  273/2015 e nº 091/2016, de autoria do deputado Edson Araújo (PSB), que dispõem, respectivamente, sobre a inclusão no calendário cívico do Maranhão o mês estadual do Festival da Farinha da comunidade quilombola do Piqui da Rampa, no município de Vargem Grande e, da Festa dos Pescadores, da comunidade da Praia do Caju, no município de Nova Iorque. Agora, os projetos seguem para sanção governamental.

De acordo com o projeto de lei nº 273/2015, o Festival da Farinha – que é uma tradição que já vem sendo realizado na comunidade quilombola do Piqui da Rampa, que fica localizada a vinte quilômetros da cidade de Vargem Grande – passa a ser comemorado, anualmente, no segundo sábado do mês de dezembro. 

“A inclusão do festival no calendário maranhense é para ressaltar a importância do evento como uma alternativa para abrir novas perspectivas de melhoria da qualidade de vida e mobilização social das famílias daquela região”, afirmou Edson Araújo, frisando ainda que o festejo na comunidade já atinge um público de aproximadamente quinze mil pessoas e que a cada ano esse número vem aumentando, sendo  necessário, portanto, de reforço policial para fazer a segurança do evento.

O deputado lembrou que o evento - que acontece anualmente no segundo sábado do mês de dezembro - já vem acontecendo seguindo para o seu vigésimo primeiro festival, numa iniciativa da Associação Comunitária do Povoado Piqui, que tem como coordenador o secretário da entidade, Walter dos Santos.

Foco

O festival tem como foco principal desenvolver uma programação cultural, esportiva e agrícola, promovendo a inclusão da agricultura familiar na produção de alimentos e na luta contra a fome; preservação dos solos saudáveis (base da agricultura familiar); desenvolvimento da economia solidária; geração de renda para o agricultor familiar.

Também tem como foco a divulgação de projetos de economia solidária baseados no beneficiamento da farinha e em produtos orgânicos produzidos pela própria comunidade “a exemplo da IV Feira Agrícola que acontecerá paralelamente ao Festival da Farinha, além do desenvolvimento do  ecoturismo na região, cuja fonte de renda durante o evento se constitui fonte de renda, que gera o fundo rotativo solidário.

Festa dos Pescadores

De acordo com o projeto de lei o mês estadual da Festa dos Pescadores, na Praia do Caju, localizada a 500 metros da cidade de Nova Iorque do Maranhão, passa a ser realizada, anualmente, no segundo domingo do mês de julho, em comemoração ao Dia do Pescador.

A iniciativa tem como objetivo promover e cultivar crenças e manifestações, típicas da comunidade da Praia do Caju e demais comunidades circunvizinhas, inclusive o apoio financeiro de instituições da cultura, turismo e outras afins, viabilizando o acesso aos benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, para manutenção da tradição.

Tradição

O evento – que é uma iniciativa da Colônia de Pescadores de Nova Iorque Z - 098, sob a coordenação do presidente Gilvan Brito Saraiva, já é tradição na região e sempre ocorre anualmente no segundo domingo do mês de julho, em comemoração ao Dia do Pescador. A festa que vem sendo realizada desde 2006 mobiliza a participação dos moradores da localidade e comunidades circunvizinhas, congregando centenas de pescadores artesanais.

“A execução do evento privilegia o fortalecimento da categoria e a potencialização de suas atividades pesqueiras na região, com a realização de uma extensa programação que é desenvolvida com foco para as atividades de cunho socioeducativas, culturais e de laser, promovendo a integração, ampliação e atualização de conhecimentos”, acentuou o deputado Edson Araújo.  


Banner