Candidatos à Prefeitura de São Luís serão entrevistados pela Tv Assembleia

Jéssica Barros / Agência Assembleia
14/09/2016 14h13 - Atualizado em 21/09/2016 11h33

Candidatos à Prefeitura de São Luís serão entrevistados pela Tv Assembleia

Transparência e Democracia. Será baseado nesses dois pilares que a Tv Assembleia (canal 51.2) abrirá espaço para os nove candidatos a prefeito de São Luís apresentarem suas propostas de maneira clara e justa, entre os dias 26 e 29 de setembro, durante do Jornal Portal da Assembleia, que vai ao ar a apartir do meio dia.

“No dia 2 de outubro a população terá a grande missão de confirmar ou mudar a administração da cidade. E o nosso papel aqui, enquanto Tv Pública, é de ser um canal de informação para as pessoas, entrevistando todos os candidatos igualmente”, explicou o diretor de Comunicação, Carlos Alberto Ferreira.

De acordo com as regras criadas pela direção da Tv, discutida e aprovada pelos assessores, será feita uma série de entrevistas, conduzidas pelo jornalista Gleyser Azevedo, com todos os candidatos. Serão 15 temas: Educação, Saúde, Esporte, Mobilidade Urbana, Cidadania, Infraestrutura, Cultura e Turismo, Segurança Pública, Tecnologia, Transparência, Moradia Popular, Regularização Fundiária, Meio Ambiente, Tecnologia, e Emprego e Renda.

Destes temas, três serão sorteados por cada candidato, em urna, no momento das entrevistas, que terá duração de 10 minutos, com 30 segundos iniciais para apresentação, dois minutos e meio para cada um dos três temas sorteados e dois minutos para as considerações finais. A gravação será feita sem cortes ou edição, entre os dias 19 e 23 de setembro, das 8h às 13h.

Já a exibição será de 26 a 29 de setembro obedecendo a Legislação Eleitoral vigente, dentro dos dois últimos blocos do Telejornal ‘Portal da Assembleia’, às 12h00min, e também na Rádio Senado (frequência 96,9), das 20h às 21h. A distribuição ficará assim: duas entrevistas no dia 26; duas, dia 27; duas, dia 28; e três, dia 29.

A íntegra das entrevistas também estará disponível em todas as redes sociais da Tv Assembleia, no mesmo dia da exibição, a partir das 15h.

Toda a gravação será acompanhada pela Consultoria Legislativa da Assembleia, representada pelo advogado Anderson Rocha.

Exibição

A ordem de exibição dos candidatos ficou definida através de sorteio realizado nesta quarta-feira (14), durante reunião com seus assessores e a coordenação das entrevistas, representada pelos jornalistas da Casa, Gregório Dantas, Gleyser Azevedo, Natália Macedo e Jacqueline Heluy.

“Foi uma reunião muito produtiva, onde apresentamos um formato muito bem aceito pelo grupo de assessores. Eles também apresentaram algumas sugestões que nós acatamos. Vamos ter então entrevistas dando ao candidato a oportunidade de aprofundar sobre determinados temas de maneira mais transparente e igualitária possível”, contou Jacqueline Heluy, diretora de Rádio e Tv da AL.

O candidato Edivaldo Holanda Jr (PDT) abrirá a série de entrevistas com o primeiro horário de segunda-feira (26/09) e o segundo horário ficará para Zé Luís Lago (PPL); Na terça-feira (27/09) o primeiro será Valdeny Barros (PSOL) e o segundo, a candidata Rose Sales (PMB); Quarta-feira (28/09) o primeiro será Welligton do Curso (PP) e o segundo, a candidata Eliziane Gama (PPS); Já  na quinta-feira (29/09)  o primeiro será Fábio Câmara (PMDB), o segundo Cláudia Durans (PSTU) e o terceiro Eduardo Braide (PMN).