Stênio Rezende elogia esforço do governo em descentralizar saúde no Maranhão

Aurina Carneiro / Agência Assembleia
14/09/2016 17h54

Stênio Rezende elogia esforço do governo em descentralizar saúde no Maranhão

O deputado Stênio Rezende (DEM) elogiou, na manhã desta quarta-feira (14), a política de descentralização da saúde posta em prática pelo Governo do Maranhão. “Eu tenho acompanhado a luta, o empenho e a determinação do governador Flávio Dino, no sentido de reestruturar a saúde no Estado do Maranhão. Nós sabemos que isso tem um custo muito alto, mas que era de extrema necessidade e de extrema importância a descentralização do atendimento à saúde no nosso Estado”, afirmou o parlamentar.

Ele lembrou que há décadas somente São Luís, por ser a capital do Estado, oferecia os atendimentos em alta complexidade. “Alguns municípios ofereciam com média complexidade. Mas com essa disposição do Governador, que busca recurso de uma forma eficiente e de uma maneira, sem dúvida nenhuma, única, ele coloca e pratica o seu plano de levar o atendimento de média e alta complexidade para as macrorregionais do nosso Estado”.

Stênio Rezende frisou que o governador Flávio Dino já inaugurou o Hospital de Pinheiro, de Caxias, de Imperatriz e de Santa Inês. “E agora está prevista a inauguração do Hospital Regional de Bacabal. Como médico e como deputado e como atuo politicamente no interior do Estado do Maranhão e ando muito, eu sei da importância dessa descentralização da saúde.”

Em seu discurso, o deputado fez questão de frisar que, com esta série de hospitais macrorregionais, o governador Flávio Dino vem fazendo a alegria de milhares e milhares de famílias do interior do Estado.

“Vim aqui a esta tribuna para dar este testemunho de que a saúde no Maranhão está mudando e mudando para melhor. Cada hospital desses tem um custo que pode chegar a três milhões, quatro milhões, cinco milhões e até hoje estão sendo bancados com recursos do Tesouro Estadual. É o Flávio Dino tirando leite de pedra. É preciso muita vontade, é preciso eleger as prioridades e a saúde do nosso povo, sem dúvida nenhuma, é uma das prioridades do governador.”

Stênio Rezende aproveitou também para elogiar o trabalho do secretário de Saúde, Carlos Lula, e destacar a notícia de que o governador Flávio Dino está determinado a inaugurar nos próximos dias o Hospital  de Chapadinha e o Hospital de Balsas.

“Eu tenho ocupado esta tribuna aqui pedindo esse Hospital de Balsas, há seis anos. Eu disponibilizei a minha emenda no valor, na época, de um milhão de reais para iniciar aquele hospital, em 2011. Veja o tamanho da minha luta! Mas agora ele vai sair! O Governador foi lá e disse que não tem mais BNDES, não tem mais banco, quem vai fazer é ele por meio dos recursos do Estado e lá o povo está trabalhando no hospital. Agora vai! Agora Balsas vai ter realmente um Hospital Macrorregional para atender a toda aquela região”, ressaltou Stênio Rezende.