Bira do Pindaré repercute resultado das eleições no Maranhão

Andressa Valadares/ Agência Assembleia
04/10/2016 16h01 - Atualizado em 04/10/2016 16h05

Bira do Pindaré repercute resultado das eleições no Maranhão

O deputado Bira do Pindaré (PSB) utilizou a tribuna, na sessão plenária desta terça-feira (3), para cumprimentar os prefeitos eleitos nos municípios de Paço do Lumiar, Coroatá, Santa Luzia do Paruá, Peritoró, Amarante do Maranhão e Timon. O parlamentar também criticou a situação “sub judice” na qual alguns candidatos se encontram, como nos casos dos municípios de Dom Pedro, Bacuri e Bacabal, o que gera dúvida ao eleitor, que não sabe se o candidato eleito vai tomar posse ou não por depender de uma decisão judicial.

Bira iniciou o seu discurso parabenizando a reeleição do atual prefeito de Timon, Luciano Leitoa. Em seguida, cumprimentou Luís da Amovelar Filho, eleito prefeito de Coroatá, e Domingos Dutra, eleito prefeito do município de Paço do Lumiar. “Uma eleição bonita, limpa que ele fez, apesar de toda a perseguição que sofreu e das mentiras que falaram”, elogiou o parlamentar ao se referir a Domingos Dutra.

O deputado estendeu os cumprimentos aos prefeitos eleitos Plácido de Holanda, em Santa Luzia do Paruá; Joice Marinho, em Amarante do Maranhão; Maguila, em Serrano do Maranhão; e Padre Josias, em Peritoró.

Bira do Pìndaré também pontuou que, nesta eleição, muitos candidatos eleitos continuam “sub judice” e aguardando decisão judicial, como é o caso dos municípios de Bacabal, Dom Pedro e Bacuri. O parlamentar ressaltou que os atuais trâmites de deferimento de candidaturas é uma situação que precisa ser corrigida pela Justiça Eleitoral, para que sejam garantidas eleições mais tranquilas, transparentes e estáveis.

“É preciso que a Justiça também tenha prazo para decidir e deliberar sobre o registro de candidaturas. É, inclusive, uma forma de respeito ao eleitor em todo o território brasileiro. Esta anomalia tem que ser corrigida, tem que ter o prazo até o dia 30 de julho que antecede a eleição, para que seja conferida a decisão de registro ou não de todos os candidatos em todos os cantos deste país”, completou.