Bira do Pindaré faz discurso em defesa da comunidade do Quebra Pote

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Bira do Pindaré
11/10/2016 18h09

Bira do Pindaré faz discurso em defesa da comunidade do Quebra Pote
Foto original

Na manhã desta terça-feira (11), o deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) subiu a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) em defesa do Quebra Pote, comunidade centenária e consolidada da Ilha de São Luís, que está ameaçada de despejo.

"É uma situação estranha e não podemos permitir, nem por hipótese, que uma população inteira, com mais de 8 mil habitantes, seja expulsa de suas moradias e de terras como se sua historia e direito adquirido não tivesse qualquer significado", frisou.

O parlamentar adiantou que está convocando uma Audiência Pública para o próximo dia 03 de novembro no próprio bairro. Segundo ele, todas as entidades implicados serão convidados para discutir o assunto é encaminhar soluções.

Já na tarde de hoje, o deputado Bira intermediou uma reunião da comunidade com a presidente do Iterma, Margareth Mendes. Lá, ficou confirmada a Audiência Pública e convite de Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria do Patrimônio da União, Secretaria da Indústria e Comércio, Secretaria dos Direitos Humanos, além do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Maranhão (Incra/MA).

Vaquejada

O deputado Bira cumprimentou os vaqueiros pela luta em defesa da Vaquejada. "É inadmissível que queiram destruir uma manifestação cultural com uma canetada. A vaquejada é um tema polêmico, que deve ser discutido de forma ampla. Não podemos ser irresponsáveis e entendemos que é preciso observar as questões ambientais, de proteção aos animais, mas sem destruir a expressa, a manifestação cultural, aquilo que faz parte da identidade do nosso povo", concluiu.


Banner