Deputado Bira do Pindaré defende criação da UEMASUL

Assecom/ Dep. Bira do Pindaré
25/10/2016 11h34 - Atualizado em 25/10/2016 14h54

Deputado Bira do Pindaré defende criação da UEMASUL

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão para defender a criação da Universidade da Região Tocantina (UEMASUL), em Imperatriz, e, assim, atender a região sul do Maranhão. Secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação no primeiro ano do governo Flávio Dino (PCdoB), o parlamentar criou importantes programas, ações e, sobretudo, politicas públicas voltadas para a educação profissional, técnica e superior com vista em popularizar o conhecimento e desenvolver o estado. Na oportunidade, tratou sobre a criação da Universidade.

“Ouvi a voz convergente, unânime, que existe na região pela criação da UEMASUL. Ouvi também a UEMA, com quem discutimos sucessivas vezes, inclusive, pelo respeito que nós temos à reitoria da UEMA e a todos os gestores daquela casa. Demos o tempo necessário, mesmo com a nossa disposição, inclusive minha, de colocar o projeto em prática imediatamente. Recuamos para que o debate pudesse ser aprofundado. Demos todo o tempo necessário”, lembrou ao destacar a importância da celeridade no andamento do projeto.

O fato é que já se foram quase dois anos e nada avançou na direção de criar a Universidade Regional até o momento, ou porque falta vontade politica de alguns deputados estaduais ou porque instituições preferem atravancar o projeto para continuar obtendo lucros à custa da região. Não pode negar, segundo Bira, que Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) nunca foi tão prestigiada como tem sido no governo Flávio Dino, que investe cada vez mais no dispositivo.

Para o deputado Bira, todo o tempo necessário foi concedido para que se pudesse ter maturação sobre a criação da Universidade Regional e a alegação da falta de condições para criar a UEMASUL não cabe. “Eu sinceramente tenho as minhas dúvidas. Agora eu coloco aqui em questão, coloco em questão aqueles que argumentam contra a criação da UEMASUL. Será que nós não temos condição de criar uma universidade? O que é que leva as pessoas a acreditarem nessa tese?”, questionou.

Ao citar exemplos de outros estados que criaram universidades regionais e deram saltos importantes na formação de pessoas e na ampliação de oportunidades, como o Pará, Ceará, Piauí, Pernambuco e Bahia, Bira reafirmou que não consegue entender qualquer concepção ou motivo para se barrar a criação de uma universidade pública, sobretudo, quando se trata de atender uma região tão importante e que foi, por muito tempo, tão abandonada e alijada a ponto de propor e lutar para ser outro estado - o Maranhão Sul.

“E um gesto simples como esse, com a envergadura que tem a criação de uma universidade, a gente não pode fazer. Aí eu não consigo entender. A urgência é necessária. Nós temos prazos, haverá uma comissão de transição, não haverá nenhuma imposição, todos os atores envolvidos serão ouvidos, o Conselho de Educação será ouvido, além das instâncias e inclusive nesta Comissão de transição, a UEMA estará presente”, explicou.

O deputado lembrou que a criação desta universidade é uma reivindicação antiga do povo de Imperatriz, da região Sul e tocantina do estado. Ele esclareceu que não se trata de uma invenção do governador ou ainda que tenha qualquer relação com as eleições deste ano, mas de 2014, quando Flávio Dino ainda candidato ouviu a população e se comprometeu a criar a UEMASUL com a autonomia e estrutura necessárias para atender a população.

“Portanto, precisamos dar este passo e criar a Universidade Regional para que ela possa iniciar os trabalhos e os procedimentos de implementação com todas as medidas necessárias e exigidas pelo MEC. Se a gente não fizer isso e aqueles que aqui tentarem barrar não vão ter que responder para nós da Base do Governo na Assembleia e muito menos para o Governador, vão ter que responder para o povo de Imperatriz, da Região Tocantina e do Sul do Maranhão”, concluiu.