Bira comemora sucesso da Semana da Ciência e Tecnologia no MA

icone-whatsapp
Assecom/ Bira do Pindaré
25/10/2016 13h34

Bira comemora sucesso da Semana da Ciência e Tecnologia no MA
Foto original

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) destacou, no final da tarde desta segunda-feira (24), o sucesso da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia no Maranhão 2016. Pela primeira vez, o evento aconteceu não aconteceu na capital maranhense, mas na cidade de Imperatriz. Para o parlamentar uma decisão acertada, confirmada pelo êxito obtido pela semana.

Segundo ele, foram mais 35.000 pessoas compareceram a Cidade da Ciência para acompanhar as 398 atividades oferecidas, visitar os 95 stands, assistir aos 29 expositores e acompanhar as 3 premiações principais: o Mais IDH, Igualdade de Gênero e o Prêmio Renato Archer. Além das participações nos troféus para os melhores pôsteres apresentados e também para as mostras científicas de educação básica.

“Houve um investimento na ordem de R$ 1,250 milhão para que esse evento pudesse acontecer. E não foi apenas na cidade de Imperatriz, muitas cidades também realizaram eventos menores com apoio do Estado, principalmente através da FAPEMA”, afirmou ao parabenizar o governador Flávio Dino, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico no Estado do Maranhão (Fapema) pelo trabalho exitoso.

Para Bira o sucesso foi grande, que outras cidades – como, por exemplo, Timon, Caxias, Bacabal, Chapadinha, Pinheiro, Balsas, deveriam sediar o evento. “Temos hoje a presença de Universidades e de pesquisadores nas principais cidades polos do estado. Nada mais adequado do que a gente descentralizar essa atividade, já que ela tem grande relevância tanto na elaboração, na produção, mas principalmente na difusão do conhecimento”, completou ao defender a realização de eventos preparatórios nas regiões e microrregiões do Estado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 

Bira disse que independente disso a cidade de Imperatriz, a região tocantina e sul do Maranhão estão de parabéns e defendeu que o Governo continue trilhando o caminho da popularização da ciência e da democratização do conhecimento.

AULÕES DO ENEM

O deputado Bira falou ainda da realização dos Aulões Gratuitos do 
Enem 2016, concluído no último domingo (23). De acordo com o parlamentar, mais de 16 mil estudantes tiveram oportunidade de participar do projeto, que entrou definitivamente no calendário da Secti e dos estudantes maranhenses.

“Você sabe que muitas pessoas, para enfrentar o ENEM, frequentam o cursinho, mas o cursinho custa caro, tem um preço. E muitos maranhenses não têm condição de pagar esse preço. Daí a ideia desse projeto, que tem se espalhado”, esclareceu.

O deputado destacou ainda que mais de 60 municípios alcançados e que a juventude mostrou o desejo de se preparar para chegar à universidade. 

“Eu sei que o investimento maior e o investimento estratégico são no ensino médio e isso deve acontecer, mas os resultados vêm a médio e longo prazo. Em curto prazo é preciso que a gente tenha projetos como esse, para poder aumentar as chances e as oportunidades para que a juventude maranhense possa chegar à universidade, o sonho de muitos jovens e de muitas famílias”, finalizou.


Banner