Assembleia sedia “Rodada de Conversa” com prefeitos de municípios maranhenses

Marcelo Vieira / Agência Assembleia
25/10/2016 15h06 - Atualizado em 26/10/2016 12h51

Assembleia sedia “Rodada de Conversa” com prefeitos de municípios maranhenses

A Assembleia Legislativa sediou nesta segunda-feira, 24, a “Rodada de Conversa” com os prefeitos dos 23 municípios maranhenses que formam o Consórcio da Estrada de Ferro Carajás-Comefec. O encontro contou com a participação de representantes de 11 municípios.

Na pauta da reunião foram tratados a antecipação da eleição da nova diretoria e permitir que os novos prefeitos eleitos agora em outubro, nessas 23 cidades, possam entender como funciona o consórcio e como garantir benefícios aos municípios por meio do corredor da Estrada de Ferro Carajás.

O deputado Stnênio Rezende participou da roda de conversa e destacou a importância da Comefec para os municípios que são cortados pela Estrada de Ferro Carajás e disse que a Assembleia Legislativa dará sua contribuição no que for preciso parta ajudar na luta desses municípios. Ele aproveitou ainda para defender o nome de Fufuca Dantas, prefeito de Alto Alegre como o novo presidente do Consórcio.

“A Assembleia sempre foi uma parceira dos municípios do Maranhão e não poderia ser diferente no caso da Comefec. Acompanhei o nascimento desse consórcio e hoje vejo seu amadurecimento e que a cada dia se consolida e fica cada vez mais forte pela sua união. E é através dessa união e da organização que esses municípios irão conseguir recursos e meios para ajudar a melhorar a qualidade de vida de suas populações”, disse Rezende.

Para o prefeito eleito de Alto Alegre do Pindaré, Fufuca Dantas, é preciso outras rodas de conversas para tratar de assuntos como prestação de contas e inadimplência dos municípios. Ele chamou a atenção para a dificuldade que os municípios atravessam por conta da crise instalada em todo país. Segundo ele, é preciso organização para conseguir os recursos da Mineradora Vale, recursos da privatização que até hoje os municípios não conseguiram se habilitar.

“ O estado e o país atravessa uma crise e temos que buscar válvulas de escape e os recursos da Vale é uma delas. E estamos aqui antecipando essa discussão, antes mesmo de assumirmos a prefeitura, para que a gente possa se organizar e resolver esse impasse sobre os recursos.

Outro ponto também discutido na roda de conversa diz respeito ao Fundo de desenvolvimento municipal. Recurso gerenciado pelo BNDES depois da privatização da VALE e que é reivindicado pelos municípios por onde a estrada de ferro Carajás passa.

Eleição da nova diretoria

Um dos objetivos do encontro foi a antecipação da eleição da nova diretoria da Comefec de abril para janeiro de 2017. Uma chapa já foi montada e deve ser aclamada nas eleições de janeiro, uma vez que a diretoria é composta por 13 membros e o consórcio é formado por apenas 23 municípios, portanto maioria.

Fufuca Dantas encabeça a chapa e será o novo presidente da Comefec. “ Temos uma diretoria formada e a partir de agora vamos discutir alguns tópicos importantes para o consórcio como prestação de contas, inadimplência que são pontos que tem impedido que municípios recebam os recursos da Vale. Atravessamos uma grande crise e não podemos permitir que o recurso não seja liberado por culpa dos gestores. Então temos que nos organizar e conseguir esses recursos que são tão importantes para melhorar a qualidade de vida da população”.