Bira destaca inauguração do Instituto de Genética Forense da Polícia Civil

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Bira do Pindaré
26/10/2016 17h38

Bira destaca inauguração do Instituto de Genética Forense da Polícia Civil
Foto original

O deputado estadual Bira do Pindaré  (PSB) participou, no final da tarde desta terça-feira  (25), da solenidade de inauguração do Instituto de Genética Forense da Polícia Civil. O órgão que é ligado a superintendência da Polícia Técnica Científica da Polícia Civil  vai qualificar as investigações de crimes no Estado do Maranhão e, assim, ajudar a reduzir a impunidade. 

“Há de se destacar este evento que não é um evento isolado, mas uma ação concreta do Governo do Maranhão que, por meio da Secretaria da Segurança e apoio da Ciência e Tecnologia, fortalece a segurança pública do Estado e combate, sobretudo, a impunidade”, afirmou. 

Considerado o maior do Brasil e com equipamentos da mais alta e moderna tecnologia, o órgão torna possível a análise do perfil genético para detectar autorias de crimes. 

“As pessoas comprovadamente envolvidas em atos criminosos vão passar a compor um banco de informações genéticas que servirão para comparar outras ocorrências até fora do Maranhão. Portanto, os vestígios biológicos nos locais do crime, identificação humana, bancos de perfis genéticos, violência sexual, várias situações em que esta ação vai contribuir de maneira decisiva", explicou. 

Segundo lembrou o parlamentar, antes o material era enviado a outros estados, tornando mais demorada a conclusão de um exame e a finalização de uma investigação. Para se ter uma ideia, as análises laboratoriais levavam semanas e até meses. A partir de agora serão concluídos em apenas 05 dias. 

Ao concluir, Bira reafirmou que a segurança pública deu um salto muito importante e que merece, portanto, todo reconhecimento e apoio. “O governador Flávio Dino e o secretário Jefferson Portela com toda a sua equipe do Sistema de Segurança, além dos técnicos, estão de parabéns. Agora é uma realidade e espero que a gente possa dar outros passos nessa direção, mas, sem dúvida, é preciso se destacar a importância dessa grande conquista para o enfrentamento da criminalidade no Estado do Maranhão”, finalizou. 


Banner