Rogério Cafeteira esclarece fatos sobre liderança do governo na Assembleia Legislativa

Assecom/ Dep. Rogério Cafeteira
27/10/2016 17h14 - Atualizado em 27/10/2016 17h16

O líder do governo na Assembleia, deputado Rogério Cafeteira (PSB), esclareceu alguns fatos sobre a liderança do governo na Assembleia Legislativa do Maranhão. Durante o seu discurso desta quinta-feira (27), ele afirmou que o candidato Eduardo Braide, também seu colega de Plenário, nunca exerceu essa função, incumbida ao deputado Cafeteira, desde o início da legislatura.

O parlamentar explicou que a indicação de liderança foi feita a ele e que essa é uma decisão pessoal do governador e ressaltou que Eduardo Braide ocupou apenas a liderança de um dos blocos governistas, que é indicada pelos próprios deputados. “A liderança do governo é escolhida pelo governador, é uma prerrogativa dele. A liderança do bloco é escolhida pelos deputados. A bem da verdade, o deputado Braide foi líder do bloco majoritário até porque não poderíamos dizer que era o bloco do governo porque existia outro bloco que também era da base aliada do governo. Ele era líder do maior bloco da Assembleia e isso foi em 2015”, explicou.

De acordo com Rogério Cafeteira, o deputado Eduardo Braide ocupou a liderança do bloco governista por apenas um ano e não a liderança do governo, de fato. Já em 2016, ele saiu da liderança, por votação interna dos membros do bloco governista.

APARTES

Outros deputados também ratificaram o esclarecimento de Rogério Cafeteira. Em aparte, o deputado Fábio Macedo (PDT) parabenizou o colega de parlamento. “Eu gostaria de parabenizar seu esclarecimento. Eu mesmo no final de janeiro participei da formação do Bloco União Parlamentar e como líder da bancada do PDT realmente foram 17 assinaturas onde destituía o Eduardo Braide do Bloco”, lembrou.

O deputado Othelino Neto também pontuou o fato de Eduardo Braide afirmar que sempre esteve ao lado do governador. “Ontem eu assisti ao programa eleitoral. Assisti atentamente o equilibrado e pontual pronunciamento que Vossa Excelência está fazendo e fiquei, desde de ontem, pensando nesta afirmação do Deputado Eduardo de que ele esteve com o Governador nos momentos mais difíceis.  Todos sabem que o Governo tem ampla maioria aqui e que boa parte dos projetos de lei, inclusive, foram aprovados por unanimidade. Então eu gostaria que o Deputado Braide explicasse quais são esses momentos, quais foram esses momentos difíceis”, questionou.

O deputado Bira do Pindaré lembrou que o único candidato que esteve ao lado do governador, mesmo em momentos difíceis, foi Edivaldo Holanda. “Quem esteve nos momentos mais difíceis ao lado do Governador foi o Prefeito Edivaldo Holanda. Então me causou estranheza a fala do colega Braide ontem na televisão, porque aquilo não corresponde à realidade”, ressaltou.