Vinicius Louro comemora a aprovação do Projeto de Lei que torna a vaquejada uma manifestação cultural

Assecom/ Dep. Vinicius Louro
03/11/2016 11h00

O deputado estadual Vinicius Louro (PR), autor da Lei que regulamenta o esporte da vaquejada no Estado do Maranhão, instituindo medidas de proteção e combate aos maus tratos dos animais, comemorou a aprovação, no Senado, nesta terça-feira (1º), do Projeto de Lei que torna a vaquejada e o rodeio como Manifestação Cultural Nacional e Patrimônio Cultural Imaterial. Como o texto já foi aprovado também pela Câmara, segue agora para sanção do presidente da República, Michel Temer.

"Recebo esta notícia com muita alegria e compartilho esta felicidade com todos os meus irmãos vaqueiros de todo o país. Todos que lutaram bravamente contra a decisão injusta do STF. A vaquejada é um patrimônio cultural do Nordeste e de todo o Brasil. Tenho certeza que o Presidente Temer também terá a mesma sensibilidade dos nossos colegas parlamentares em sancionar esta lei", comemorou o parlamentar.

Após a decisão do Supremo Tribunal Federal, no mês passado, que derrubou a Lei que regulamenta a vaquejada por 6 voto a 5, sob a alegação de sofrimentos aos animais, o deputado estadual Vinicius Louro se juntou aos milhares de vaqueiros e amantes do esporte, em Brasília, em uma grande manifestação no gramado central da Esplanada dos Ministérios em defesa desse esporte, que faz parte da cultura regional e que se trata de uma atividade econômica importante, responsável pela movimentação de cerca de R$ 14 bilhões por ano.

Os amantes do esporte aguardam, agora, a sanção do presidente da República.