Bira do Pindaré propõe Medalha João do Vale para equipe do 'Muleque Té Doido'

Assecom/ Dep. Bira do Pindaré
10/11/2016 16h43 - Atualizado em 16/11/2016 08h36

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) propôs, na manhã desta quinta-feira (10), Medalha João do Vale de honra ao mérito cultura à equipe do filme “Muleque Té Doido”. De produção maranhense e campeão de bilheteria, o longa-metragem  foi lançado na noite desta quarta-feira (9) no teatro Arthur Azevedo, e estreia hoje nos cinemas.

Para Bira, foi muito satisfatório acompanhar o lançamento do longa-metragem, que, segundo ele, apesar do investimento relativamente modesto, causa um impacto muito grande ao fortalecimento da identidade cultural da população, além de incentivar a produção cinematográfica em todo o estado.

“Ali, quem está na tela é o povo do Maranhão, são os nossos atores, com a nossa história, as nossas lendas, os nossos pontos turísticos, em São Luís do Maranhão e, também, a Ilha dos Lençóis. Enfim, tudo aquilo que tem a ver conosco, com o nosso modo de falar e com o nosso modo de viver”, destacou.

Segundo pontuou Bira, a cultura é um dos vetores fundamentais de desenvolvimento do Maranhão e defendeu a importância de se investir cada vez mais em cultura. “O cinema mobiliza o teatro, a poesia, a literatura, a música, mobiliza a fotografia, quer dizer, mobiliza vários profissionais. Então, é importante que a gente incentive arte cinematográfica no Maranhão”, defendeu ao lembrar que São Luís é vocacionada para a área áudio visual.

Bira foi responsável pela criação da primeira escola de cinema do Maranhão quando esteve foi secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação. A unidade funciona na Rua Portugal e oferece cursos de formação inicial e técnicos na área, a proposta é que, em breve, ofereça também o curso de nível superior.

“É muito bonito ver o povo maranhense nas telas do cinema, é muito bom saber que a nossa cultura tem esta força e esta grandeza para mobilizar tanta gente e para agradar e para animar e satisfazer corações e mentes espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Por isso, ofereço esta proposição, esta homenagem em reconhecimento ao trabalho de toda equipe do Filme Muleque Té Doido. Desejo muito sucesso a todos eles”, concluiu Bira ao parabenizar o Governo do Maranhão e a Cemar, que, por meio da Lei de Incentivo, patrocinaram a produção do longa.