Bira destaca Dia da Consciência Negra e homenageia a luta do povo negro

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Bira do Pindaré
18/11/2016 13h21 - Atualizado em 21/11/2016 08h33

Bira destaca Dia da Consciência Negra e homenageia a luta do povo negro
Foto original

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) subiu à  tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão para homenagear o Dia da Consciência Negra, que acontece aos 20 de novembro de cada ano. Para ele, esse é o dia de lembrar a luta de Zumbi dos Palmares.

“Liderança quilombola do maior Quilombo conhecido na história do país e que enfrentou todas as barreiras e batalhas pela libertação do povo da escravidão e, por isso, o Dia da Consciência Negra é tão importante para a população brasileira”, afirmou.

Segundo o parlamentar, a história e a luta da população negra é tão importante que a data é feriado em mais de mil municípios e em pelo menos cinco estados do Brasil. Ele acrescentou ainda que se não fosse a luta de pessoas como de Zumbi dos Palmares, certamente a escravidão teria durado mais tempo.

“Mas a população negra que era escravizada se organizou, lutou e conseguiu o que há de mais precioso para nós, seres humanos, depois da vida, que é a liberdade. E, por esta razão, rendemos nossas homenagens àqueles que prosseguem esta luta, são muitos lutadores e lutadoras, quilombos que se organizam pelo Estado do Maranhão”, salientou ao citar as lutais atuais pela efetivação de direitos assegurados na Constituição Federal, como, por exemplo, a busca pelo reconhecimento, pela titulação de suas terras.

Além dos quilombos e suas lutas, ele chamou ainda atenção para os militantes que se organizam nas zonas urbanas e nos Centros de Cultura Negra, como o CCN, que expressam também a resistência, na área rural e urbana, as manifestações culturais da população negra no Maranhão e no Brasil. 

“Muita gente importante que ainda hoje embala esta luta, e muitos outros que já passaram como Magno Cruz, Negro Cosme, grande lutador da história política do Estado do Maranhão, líder da Balaiada e que também merece igual reconhecimento que tem no âmbito nacional Zumbi dos Palmares. Aliás, Negro Cosme é o nosso Zumbi, Negro Cosme é a nossa grande referência histórica na luta contra a escravidão”, acentuou ao pontuar que, de alguma forma, a luta prossegue visto os resquícios do período da escravidão, classificado por ele como abominável.

“Pelo menos, 70% é formada por pessoas de origem africana, como eu, por exemplo, que tenho orgulho de ser herdeiro de africanos. E esta é uma referência que eu jamais negaria, porque eu me orgulho muito da luta da nossa gente, do nosso povo. Eu não tive a chance, mas o meu pai teve de conhecer a sua bisavó que veio da África, em navio negreiro, na condição de escrava. E ela teve a oportunidade de contar para o meu pai o sofrimento que passou juntamente com o seu povo e o meu pai teve a chance de me contar”, lembrou.

Ele defendeu que é preciso refletir, discutir e endossar a luta por direitos e afirmou que a resistência da população negra está mais próximo do que se imagina.

“Portanto, toda nossa referência aos lutadores e lutadoras que travaram batalhas históricas para que a gente pudesse ter o direito à liberdade, e aqueles que prosseguem esta luta em todos os cantos do Brasil, em todos os cantos do Maranhão. Viva Zumbi dos Palmares! Viva a luta do povo negro no Brasil e no Maranhão!”,

Audiência Pública

Como parte da Semana da Consciência Negra vai acontecer, na próxima quarta-feira (23), uma audiência pública para debater a situação das mulheres negras no Maranhão.

“Fica aqui registrado o nosso convite em nome de todas as organizações que atuam na questão do movimento das mulheres negras, como o grupo de Mulheres Negras Mãe Andreza, a Rede de Mulheres Negras do Nordeste, a Articulação de Mulheres Negras Brasileiras e todos aqueles que se somam a esta causa”, convidou.


Banner