Assembleia discute sobre contratação de mão de obra local na construção civil

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Bira do Pindaré
22/11/2016 13h43

A Assembleia Legislativa do Maranhão realiza, na tarde desta terça-feira (22), uma audiência pública sobre o projeto de lei, de autoria do de deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), que propõe prioridade a contratação de mão de obra maranhense pelas empresas da construção civil. O parlamentar afirmou que as empresas não podem continuar discriminando ou excluindo o trabalhador maranhense.

O socialista frisou que esta é uma luta antiga da categoria, que, na semana passada, realizou uma grande manifestação na área Itaqui-Bacanga, em São Luís, pedindo justamente isso. Segundo ele, não é falta de trabalhadores qualificados, nem de pessoas aptas para realizar o serviço, mas de uma opção das próprias empresas que já vem de seus estados de origem com equipe montada.

"Então essas empresas são contratadas, elas vêm prestar seus serviços no estado do Maranhão e invés de priorizar a contratação do trabalhador maranhense, traz dos seus Estados de origem as suas próprias equipes prejudicando o Estado do Maranhão, prejudicando o comércio maranhense, prejudicando a arrecadação do Estado porque muitas dessas pessoas que são contratadas por serem de fora transferem as suas divisas para os seus estados de origem para dar manutenção às suas famílias", acrescentou.

A audiência pública acontece no Plenarinho da Assembleia Legislativa e contará com a presença da Comissão de Trabalhadores Desempregados da Construção Civil Pesada; da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (SETRES); do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS); do Ministério Público do Trabalho (MPT); da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio do Maranhão – SEINC; e do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Maranhão.​


Banner