Comissão de Obras da Assembleia vistoria obras de reforma do aeroporto de São Luís

icone-whatsapp
Marcelo Vieira / Agência Assembleia
23/11/2016 10h59 - Atualizado em 23/11/2016 13h12

Comissão de Obras da Assembleia vistoria obras de reforma do aeroporto de São Luís
Foto original

A Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa vistoriou, na tarde desta terça-feira (22), as obras de reforma e ampliação do Aeroporto de São Luís, Marechal Cunha Machado. Participaram da visita os deputados Eduardo Braide (PMN), Rafael Leitoa (PDT) e Fábio Braga (SD). 

Esta foi a quarta vistoria feita Comissão de Obras e Serviços da AL ao Aeroporto Internacional de São Luís, e são resultados de constantes reclamações dos usuários feitas ao Poder Legislativo. 

De acordo com o contrato, as obras de reforma e ampliação deveriam ser entregues em maio deste ano, prorrogado para julho. Os deputados vistoriaram as áreas de embarque e desembarque de passageiros de voos domésticos e internacionais, que apesar do atraso, estão prontos para operar, aguardando apenas a liberação da Agencia Nacional de aviação Civil- ANAC. 

O deputado Eduardo Braide falou da importância da obra e da necessidade de cobrar da Infraero uma posição definitiva da entrega dessa obra. Ele explicou que essa reforma vai praticamente duplicar a capacidade de operação do Aeroporto de São Luís, que agora já conta com toda estrutura para a realização de voos internacionais. 

“Essa é uma reforma que vai praticamente duplicar a capacidade de operação do Aeroporto. Ao final desta vistoria vamos elaborar um relatório informando toda situação em que se encontra a obra, como os motivos para o atraso na entrega que deveria acontecer em julho. Esse relatório deve ser entregue ao Tribunal de Contas da União, responsável por fiscalizar as obras do Governo Federal”, explicou o deputado. 

Para o deputado Fábio Braga a ampliação coloca a partir de agora um espaço próprio para os voos internacionais. Antes, os voos domésticos e internacionais eram realizados na mesma área de embarque e desembarque. 

“Hoje nos foi apresentado, com a ampliação, uma modificação com voos pré-determinados internacionais diferenciados dos voos domésticos. Mesmo podendo operar com voos domésticos, trata-se de uma área de voo internacional com equipamento de raio x e a parte alfandegaria que é uma exigência da lei, que torna de fato um aeroporto internacional”, disse Fábio Braga. 

O deputado Rafael Leitoa disse que é bom ressaltar que desde o ano passado a comissão já havia iniciado as vistorias com o objetivo de buscar a solução da entrega das obras. “Hoje estamos satisfeitos, uma vez que as obras já foram entregues em definitivo e já conta inclusive com a homologação da ANAC para entrar em operação e dentro de 15 dias o Aeroporto já estará operando ampliado”. 

 


Banner