Assembleia recebe prestação de contas da Secretaria de Saúde do Estado

Marcelo Vieira / Agência Assemleia
25/11/2016 15h05

Assembleia recebe prestação de contas da Secretaria de Saúde do Estado

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa recebeu, nesta quarta-feira (23), um relatório com a prestação de contas da Secretaria de Saúde do Estado referente ao segundo quadrimestre de 2016. A audiência foi dirigida pelo presidente da comissão, deputado Antônio Pereira (DEM). Participaram do encontro o deputado Stênio Rezende (DEM) e representantes da SES.

Está é segunda vez que a Secretaria de Saúde envia representantes ao Poder Legislativo para trazer informações sobre a pasta. Na primeira oportunidade, o secretário Carlos Lula participou pessoalmente da audiência.

Com uma despesa empenhada de cerca de R$ 910 milhões, o Estado apresentou uma liquidada em mais de R$ 800 milhões referentes aos meses de maio a agosto.

A representante da SES, Carmem Belfort, ressaltou a necessidade da exposição dessas informações. “É importante esse diálogo entre a gestão estadual e o poder legislativo, uma vez que é a Assembleia Legislativa que aprova as nossas previsões de orçamento. Essa é uma oportunidade em que o gestor tem de apresentar tudo que realizou  tudo que recebeu e o que verdadeiramente executou”.

O deputado Antônio Pereira destacou a audiência pública como responsabilidade do Legislativo enquanto comissão. “Nessa Audiência Pública recebemos a apresentação da prestação de contas da Saúde, o que também faz parte das nossas responsabilidades enquanto comissão. A discussão foi ampla e agora vamos aguardar para saber se nossas metas foram atingidas conforme o planejamento feito no ano anterior de acordo com o orçamento”.

Para o deputado Stênio Rezende, a prestação de contas reflete o aumento de investimento na saúde com mais serviços prestados à população, em especial com as inaugurações dos hospitais macrorregionais. “Ainda temos mais um quadrimestre para fechar o ano o que nos garante chegar pelo menos ao valor de R$ 1,2 bilhão em investimentos na saúde em todo o Estado. Isso é fruto da quantidade de serviços prestado que o Estado tem oferecido com inaugurações dos hospitais macrorregionais, que já totalizam cinco nesses últimos 12 meses”.