Bira do Pindaré e Othelino Neto lamentam falecimento do economista Salvador Fernandes

O deputado Bira do Pindaré manifestou pesar pelo falecimento do economista Salvador Fernandes ocorrido ontem, vítima de um câncer.

Nice Moraes/Agência Assembleia
28/11/2016 20h31 - Atualizado em 29/11/2016 07h49

O deputado Bira do Pindaré (PSB), na sessão desta segunda-feira (28), manifestou pesar pelo falecimento do economista, auditor da CGU no Maranhão e ex-presidente do PT, Salvador Fernandes, 58 anos, ocorrido ontem, vítima de um câncer. O enterro ocorreu na tarde de hoje, em São Luís.

Salvador Fernandes também exerceu o cargo de secretário municipal de Planejamento de São Luís, no governo Jackson Lago, entre os anos de 1997 a 2000, e presidiu o Diretório Regional do PT no Maranhão por dois períodos: de 1996 a 1997 e de 1998 a 1999.

Ao lembrar do amigo, companheiro e irmão de caminhada, Bira do Pindaré destacou a luta, a história, a presença muito forte, firme e coerente de Salvador Fernandes, durante toda a sua vida. “Infelizmente foi muito cedo, aos 58 anos. Eu estava hoje a tarde no sepultamento e muitos companheiros e companheiras também solidarizaram-se com a família neste momento de dor, mas também de resgatar todo o significado da presença do Salvador entre nós”, acentuou o deputado.

Bira do Pindaré disse que Salvador Fernandes - que foi presidente do PT - cumpriu um papel importante para a formação daquele partido. Além disso, também travou grandes lutas no movimento estudantil; na luta pela terra, como integrante da Cáritas Brasileira. “É uma pessoa que a gente só tem boas lembranças e de fato marcou uma presença muito forte”, afirmou o deputado, lembrando que neste ano Salvador Fernandes se colocou à disposição para ajudar na elaboração do programa de governo para São Luís, quando ainda era pré-candidato a prefeito da capital.

“Infelizmente, perdemos um companheiro e fica aqui a nossa homenagem, o nosso reconhecimento a toda sua luta, a toda sua dedicação, a toda a sua vida. Sempre foi um companheiro que fez a luta política com muita alegria, com muita ternura, com muito entusiasmo e, por essa razão, eu dedico este dia, esta tarde, esta tribuna, esta fala a esse nobre companheiro Salvador Fernandes. Que Deus abençoe sua família, seus amigos e todos aqueles que o tinham com muito carinho na sua convivência fraterna no dia a dia. E que a luta continua, a vida continua e a gente carrega para sempre o seu exemplo, a sua referência de atuação, a sua presença no meio de nós. Isso nós jamais esqueceremos. Viva Salvador Fernandes”, finalizou Bira do Pindaré.

O vice-presidente Othelino Neto (PCdoB) também lamentou o falecimento de Salvador Fernandes. “Realmente é uma grande perda para o nosso Estado a partida do Salvador Fernandes com quem eu tive também o prazer de conviver”.