Presidente em exercício decreta luto oficial de três dias pelo falecimento do deputado federal João Castelo

Ainda na manhã deste domingo (11), a Assembleia externou pesar, por meio de nota, ao falecimento do parlamentar federal.

icone-whatsapp
Glaucione Pedrozo / Agência Assembleia
11/12/2016 11h45 - Atualizado em 11/12/2016 11h56

Presidente em exercício decreta luto oficial de três dias pelo falecimento do deputado federal João Castelo
Foto original

Em um sentimento de profundo pesar e respeito pela memória política do deputado federal João Castelo Ribeiro Gonçalves (PSDB), o presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), decretou luto oficial de três dias no Poder Legislativo maranhense.

Ainda na manhã deste domingo (11), a Assembleia externou pesar, por meio de nota, ao falecimento do parlamentar federal. Ele era pai da ex-deputada Gardeninha Castelo, marido da ex-prefeita Gardênia Gonçalves e também deixou outro filho, João Castelo Filho. Em nota divulgada, a família também agradeceu as mensagens recebidas.

HISTÓRICO POLÍTICO

João Castelo era filiado ao PSDB e membro da Executiva Estadual do Partido. Exerceu o mandato de deputado federal por 5 mandatos. Foi governador de 1979 a 1982, tendo como uma das obras de principal relevância em seu mandato a construção do Sistema Italuís – que até os dias atuais funciona abastecendo a capital maranhense; além da construção do estádio “Castelão” e de bairros como o Maiobão e a Cidade Operária.

Durante o seu mandato como prefeito da cidade de São Luís, de 2009 a 212, realizou o prolongamento da Avenida Litorânea, a reconstrução total da avenida Santos Dumont e outras obras importantes para os ludovicenses. Foi também Senador da República, de 1983 a 1991, e presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, entre os anos de 2007 e 2008.


Banner