Andrea Murad rebate crítica de líder do governo sobre Hospital em Governador Nunes Freire

A parlamentar explicou que o Programa Saúde É Vida contemplou a construção de um novo hospital para o município.

Assecom/ Dep. Andrea Murad
09/02/2017 16h37 - Atualizado em 10/02/2017 10h54

Andrea Murad rebateu as críticas do deputado Rogério Cafeteira, líder do governo Flávio Dino, sobre a falta de um novo hospital no município de Governador Nunes Freire, onde funciona apenas uma unidade com prédio alugado. A parlamentar explicou que o Programa Saúde É Vida contemplou a construção de um novo hospital para o município, mas que a prefeitura na época não conseguiu atender as exigências técnicas do BNDES.

“Não foi falta de sensibilidade que o Programa Saúde É Vida deixou de atender a necessidade do município. Muito pelo contrário, o município de Governador Nunes Freire fazia parte do Programa Saúde é Vida, mas os terrenos apresentados pela prefeitura não atendiam as exigências técnicas do BNDES. Então, foi um erro ou falta de informação do deputado Rogério Cafeteira falar que o ex-secretário Ricardo Murad não quis colocar hospital em Nunes Freire”, disse a parlamentar.

A deputada destacou que o ex-prefeito Curió esteve junto com o ex-secretário de Saúde, Ricardo Murad, tratando do assunto. “Porque quantas vezes o Prefeito Curió esteve, inclusive, na minha casa, também com muita vontade e empenho em querer colocar um hospital lá em Nunes Freire. A questão é que todos os terrenos que a prefeitura tentava doar para colocar um hospital do Saúde é Vida eram barrados pelo BNDES. Existe toda uma burocracia e na hora eles acabaram não aceitando os terrenos doados. Então não teve como naquele momento, até a saída do secretário Ricardo Murad, viabilizar a construção de um o hospital”, disse Andrea.

A líder da oposição voltou a criticar os hospitais que Flávio Dino fechou, deixando prefeituras sem qualquer auxílio para manutenção ou para abertura das novas unidades. Andrea Murad argumentou ainda a incoerência dos aliados do governo em criticar a quantidade de hospitais no Programa Saúde É Vida e hoje o clamor de muitos pela construção de novas unidades.

“Eu acho que falta de sensibilidade tem o governador Flávio Dino de não abrir os hospitais que têm aí, todos já prontos, só no ponto de abrir as portas. Quantos deputados subiram aqui nesta tribuna para criticar a quantidade de hospitais construídos. Falavam que Ricardo Murad era megalomaníaco em ter construído 72 hospitais. Que absurdo! E hoje vejo deputados, os mesmos que tanto criticaram o programa de construção de hospitais na gestão anterior, pedindo todos os dias aqui nesta tribuna hospitais para os seus municípios”, lembrou Andrea.

A parlamentar afirmou que cada município deveria ter o seu hospital. “Concordo com os deputados, cada município merece ter seu hospital e assim pensava Ricardo Murad quando criou o Saúde é Vida. Ricardo Murad não queria apenas os 72 hospitais que vocês achacaram muito ‘é coisa de louco’, ele achava que cada município deveria ter seu hospital, porque as pessoas mereciam ter em seu município um hospital de pronto atendimento. Essa era a sua vontade. Vocês acharam muito ele ter construído 72, só foi possível naquele momento os 72, com 11 UPAS, reformas do Macieira, maternidades, centro de especialidades, Carlos Macieira, Cemesp etc. mas por ele teria construído 217”, explicou.

Ela declarou que o governador Flávio Dino pensa diferente.  “Mas o governador não pensa assim, acha isso uma loucura, a partir do momento que ele corta repasses, que ele deixa os prefeitos ardendo, que ele não liga para os hospitais, a partir do momento que ele quer municipalizar hospitais estaduais e que ele quer se ver livre dos hospitais ele não pensa nas milhares de pessoas que irá prejudicar. O deputado Rogério foi injusto, ele deveria chegar para o governador dele, que inclusive estava com ele ontem falando sobre Nunes Freire e pedir um hospital para lá, não o fez, porque sabe que ele quer fechar até os que já existem prontos só no ponto de abrir, todos equipados, imagina se iria construir algum hospital novo. Mas deveria pedir ao menos que ele inaugure o que foi deixado pelo ex-secretário Ricardo Murad, que é o que ele sabe fazer, inaugurar obra que não é dele. Ou então que pelo menos colocasse gazes dentro dos hospitais, das Upas. Que ele colocasse soro, que ele colocasse algodão, que ele colocasse os medicamentos, que ele colocasse o básico que os hospitais e UPAS precisam para funcionar e que ele não destruísse todo um programa que foi feito em benefício de cada maranhense que tanto precisa de uma saúde digna e de qualidade e que em menos de 2 anos ele conseguiu destruir”, discursou.