Bira declara apoio à proposta de bonificação para estudantes maranhenses no Enem

O objetivo é favorecer os estudantes maranhenses na disputa de vaga com estudantes de outros estados.

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Bira do Pindaré
09/02/2017 18h25 - Atualizado em 10/02/2017 10h56

Bira declara apoio à proposta de bonificação para estudantes maranhenses no Enem
Foto original

Na manhã desta quinta-feira (09), o deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) declarou apoio amplo, total e irrestrito à proposição de bonificação especial aos estudantes maranhenses no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para ingresso na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Com a declaração, o parlamentar, que já havia tratado dessa temática no primeiro mandato e também como secretário da Ciência e Tecnologia, soma forças à luta do também deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB), que criou a Frente Parlamentar em Defesa da Bonificação no Enem. A proposta é garantir uma bonificação de 20% do total da nota aos estudantes oriundos de escolas de todo o estado.

Conforme ressaltou Bira, o objetivo é favorecer os estudantes maranhenses na disputa de vaga com estudantes de outros estados. A bonificação já é realidade em outros estados, como Pará e Pernambuco. Lá, conforme destacado no pronunciamento dos dois deputados do Maranhão, eles entendem que é preciso priorizar e valorizar os estudantes de seus estados.

“Não é que o estudante maranhense não tenha a mesma capacidade. As condições é que não são as mesmas e nós temos o direito de garantir a priorização para o estudante maranhense, uma vez que a universidade está implantada aqui, que os recursos são oriundos e aplicados aqui. E isso pode ser feito a partir da bonificação. Portanto, é um passo que pode se dar com segurança, com tranquilidade e, sobretudo, com efetividade”, frisou ele.

O deputado destacou a urgência de tomar a medida e citou o exemplo do curso de medicina, que tem a vaga muito concorrida em todo o país e que o Maranhão tem, segundo ele, uma carência de profissionais formados na área. “Conseguimos ampliar a oferta de cursos universitários para formação de médicos, mas a grande maioria daqueles que estão ocupando as vagas nos cursos de Medicina, seja em São Luís, seja em Imperatriz, seja em Pinheiro, seja em Chapadinha, pelos relatos que recebemos, não é maranhense”, acrescentou.

Bira sugeriu ao deputado Marco Aurélio que eles procurem mais uma vez a Universidade Federal do Maranhão para que se faça o debate necessário e encaminhe soluções positivas que beneficia diretamente os jovens maranhenses.  “Como um primeiro passo dessa Frente em Defesa da Bonificação no Enem para estudantes maranhenses. E, assim, façamos essa cruzada em favor de uma causa justa, necessária, que vai engrandecer e gerar mais possibilidade de desenvolvimento para o estado do Maranhão”, concluiu.​


Banner