Stênio Rezende fala sobre sua ida a Brasília em busca de recursos para a Saúde

Nice Mores/ Agência Assembleia
14/02/2017 15h26

Stênio Rezende fala sobre sua ida a Brasília em busca de recursos para a Saúde

O deputado Stênio Rezende (DEM), destacou na sessão desta terça-feira (14), a sua ida a Brasília, juntamente com o presidente da FAMEM, Cleomar Tema e vários gestores municipais, com o objetivo de pleitear junto à Bancada Federal do Maranhão, mais recursos para a Saúde do Estado.

De acordo com o deputado, o Maranhão é o penúltimo Estado da federação no que diz respeito ao recebimento de recursos per capita, recebendo R$ 137, por habitante. “Isso mostra que falta a nossa Bancada Federal ter um maior empenho junto ao Governo e ao Ministro da Saúde para trazer mais recurso para o Maranhão. O nosso Estado, há muitos anos, paga um preço alto por falta de uma política eficiente junto ao Governo Federal. Sempre tivemos representantes fortíssimos, em Brasília, e que já deram a sua contribuição ao Estado, mas, não podemos deixar de registrar que a Saúde sempre ficou de lado”, afirmou Stênio Rezende, afirmando que o presidente da FAMEM, Cleomar Tema tem o seu apoio nessa marcha para Brasília em busca de recursos para a Saúde.

Apoio

O deputado enfatizou que o estado do Maranhão hoje tem uma máquina enorme com os hospitais já inaugurados e os que vão inaugurar, sendo necessário cerca de R$ 1 bilhão e quinhentos milhões de reais por ano para funcionar a estrutura da Saúde. Hoje, disse Stênio Rezende, o que entra do Governo Federal é muito pouco: praticamente de 10% a 12% do que o governo do Estado está gastando,

“É preciso que o Governo Federal dê melhor a sua contrapartida. Nós precisamos equipar melhor o Maranhão. Nós temos muitas estruturas inauguradas, mas temos muitas ainda para inaugurar: temos o Hospital de Balsas e o de Chapadinha,  que já está com a data marcada para inaugurar até o meio do ano. Tudo isso demanda recurso, mas é praticamente impossível o governo do Estado bancar sozinho. Eu  parabenizo o presidente da FAMEM, o Pprefeito Tema, que sensibilizado convidou os seus prefeitos, amigos e companheiros de todo o Estado do Maranhão para irem à Brasília em busca de recursos para a saúde do nosso Estado”, disse o deputado

Agenda

Às nove e meia da manhã, do dia 15, a comitiva vai reunir com o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia; em seguida, terá uma audiência no Ministério da Saúde, onde será tratado assunto referente aos repasses da  saúde para o Estado do Maranhão. “Vamos buscar, vamos brigar por mais recursos para a saúde do Maranhão, pois estamos sendo discriminados pelo Governo Federal”.

Investimentos

Ao falar sobre os recurso  do Programa Saúde é Vida, implantado no então governo Roseana Sarney, o deputado afirmou que se tivesse tido a oportunidade, teria feito diferente. “Eu teria escolhido melhor a distribuição desses hospitais e teria começado pelos macrorregionais no nosso Estado; investir recurso em Saúde, qualquer que seja, eu não sou contra. Acho que aquilo que vá beneficiar alguém no Estado tem sempre o meu apoio, ainda que demais em uma determinada localidade e nenhum em outras”, disse o deputado, se referindo especialmente ao Sul do Maranhão que possui mais de 15 municípios - quase 400 mil habitantes -  e não tem nenhum hospital do Estado em funcionamento.

Ele citou o Hospital Regional de Balsas, que há mais de 20 anos luta para ser inaugurado, tendo inclusive, destinado emenda no valor de R$ 1 milhão para iniciar a construção daquela unidade de saúde. “Lembro muito bem da data: em outubro de 2011 destinei essa emenda  e até hoje esse hospital não foi inaugurado. Sei que hoje há uma equipe bancada pelo Tesouro do Estado para tentar equipar e botar para funcionar ainda este ano, mas ainda não sei a data. Po isso, cobro aqui e peço que o governador Flávio Dino, com a sua sensibilidade, olhe para Balsas e veja a necessidade e a urgência de inaugurar o Hospital”, acentuou o deputado Stênio Rezende.