Vinicius Louro prestigia lançamento do Plano Municipal de Saneamento Básico

Assecom/ Dep. Vinicius Louro
14/02/2017 16h15 - Atualizado em 14/02/2017 18h46

Vinicius Louro prestigia lançamento do Plano Municipal de Saneamento Básico

O deputado estadual Vinicius Louro (PR) esteve presente, nesta terça-feira (14), no lançamento do Plano Municipal de Saneamento Básico que aconteceu no auditório do Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa com a presença do presidente da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Henrique Pires, do diretor-executivo, Arnaldo Melo, diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Davi Telles, gestores municipais e representantes do meio ambiente.

A reunião de integração marcou o início dos trabalhos de 2017 e a elaboração dos Planos nos municípios com a participação da FUNASA em parceira com a  Universidade Federal Fluminense que firmaram termos de cooperação técnica para assessorar municípios com menos de 50 mil habitantes, nos Estados do Maranhão e Espírito Santo.

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) é um instrumento de planejamento e gestão participativa que estabelece as diretrizes para a prestação dos serviços públicos de saneamento e deve atender aos princípios estabelecidos nas Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico. O PMSB traça os caminhos para a melhoria das condições de saúde, qualidade de vida e o desenvolvimento local comprometido com a conservação dos recursos naturais, em especial da água e do solo.

O Plano deve abranger todos os quatro componentes do Saneamento Básico: Abastecimento de água; Esgotamento sanitário; Drenagem e manejo das águas pluviais; Limpeza urbana e gestão de resíduos sólidos.

“Foi uma reunião muito proveitosa e aqui parabenizo toda a equipe da FUNASA pela preocupação com a implantação do saneamento básico em todo o Maranhão. Tenho certeza que com o engajamento dos nossos gestores teremos poderemos melhorar a qualidade de vida da nossa população através do melhor tratamento de água e implantação da rede de esgotos em municípios que necessitam”, declarou Vinicius Louro.