“Viva o esporte de vaquejada”, comemora Vinicius Louro após aprovação da PEC pelo Senado

Assecom/ Dep. Vinicius Louro
15/02/2017 17h07

O deputado estadual Vinicius Louro (PR) autor da lei que regulamenta a vaquejada em todo o estado do Maranhão, usou a tribuna em sessão plenária nesta quarta-feira (15) para comemorar a aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) pelo Senado em primeiro e segundo turno da lei que viabiliza a prática do esporte de vaquejada em todo o país. Usando um típico chapéu de vaqueiro, o parlamentar afirmou que a vaquejada é um patrimônio cultural do Brasil.

“Hoje recebemos com muita alegria a notícia da aprovação da PEC pelos senadores em primeiro em segundo turno, da lei que regulamenta o esporte de vaquejada em todo o Brasil. Somos defensores dos animais, a lei que criamos e que regulamenta o esporte de vaquejada no Maranhão garante a proteção e os bons tratos a todos os animais que participam deste esporte. A vaquejada representa a identidade cultural do nosso povo e esperamos que em breve o presidente Michel Temer possa sancionar esta lei que garante a prática legal da vaquejada em todos os estados do país”, comemorou o deputado Vinicius Louro.

Com a aprovação, o texto segue para análise da Câmara, onde também deverá ser analisado em dois turnos. Para ser promulgada, a PEC precisará do apoio de, pelo menos, três quintos dos deputados (308 dos 513).

A PEC estabelece que "não são cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais". A prática faz parte da cultura nordestina e movimentam R$ 600 milhões por ano, além de gerar 120 mil empregos diretos.

A sessão também foi acompanhada pelo prefeito de Pedreiras, Antônio França, pelo presidente da Câmara, Bruno Curvina e os vereadores, Totinho Sampaio, Adonias Quineiro, Gard Furtado, Didi Motos, Zezinho do Amor, Ceiça, Sérgio Profírio.