Edilázio representa a Assembleia na solenidade de abertura do I Encontro Estadual da Jovem Advocacia

O tema em discussão foi O Início da Carreira: Capacitação e Defesa das Prerrogativas do Jovem Advogado.

icone-whatsapp
Ribamar Santana / Agência Assembleia
17/02/2017 07h43 - Atualizado em 17/02/2017 09h35

Edilázio representa a Assembleia na solenidade de abertura do I Encontro Estadual da Jovem Advocacia
Foto original

O deputado Edilázio Júnior (PV) participou do I Encontro Estadual da Jovem Advocacia, representando a Assembleia, na tarde desta quinta-feira (16), no Hotel Luzeiros, em São Luís. O evento é uma realização da Escola Superior de Advocacia (ESA) e da Comissão de Jovens Advogados da Ordem dos Advogados do Brasil/MA. O tema em discussão foi O Início da Carreira: Capacitação e Defesa das Prerrogativas do Jovem Advogado.

O encontro foi aberto pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia, e o presidente da OAB/MA, Thiago Dias, e contou com a presença de um público expressivo de jovens advogados e estudantes de Direito.

O deputado Edilázio expressou sua opinião sobre a importância do evento: “É muito importante, principalmente quando a gente sai da universidade e consegue passar no Exame da Ordem e começa a militar. Todos esses eventos que trazem grandes juristas, e a gente tem oportunidade de participar, nos enriquece e engrandece profissionalmente. E cada degrau da trajetória que cada um desses jovens advogados têm pela frente, vai ser consolidado com esse tipo de discussão, de sabatina.  Isso garante uma capacitação técnica cada vez maior desse segmento da advocacia que, futuramente, vai estar militando nos fóruns e tribunais do nosso estado”.

Três palestras seguidas de debate marcaram o I Encontro Estadual da Jovem Advocacia: “Defesa  das Prerrogativas Constitucionais”, proferida pelo advogado e Procurador Nacional da Prerrogativas, Charles Dias;  “Advocacia Empreendedora”, ministrada pela advogada e terapeuta ocupacional, Cláudia Chaves, na parte da tarde,  e “A Essencialidade do Jovem Advogado para a Administração da Justiça”, ministrada pelo advogado, Parecerista e membro do Instituto de Direito Administrativo da Bahia – IDAB, José Aras, à noite, encerrando o evento.

PRERROGATIVAS DOS ADVOGADOS NO MA

O presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados da OAB/MA, Pedro Alencar, analisou a conjuntura do Estado do Maranhão no que diz respeito ao cumprimento das prerrogativas dos advogados. “Ainda existe muita violação. A gente reconhece isso e, ao mesmo tempo, trabalha muito para restabelecer a dignidade, para que os magistrados, delegados, policiais, servidores no todo, compreendam que é um direito do cidadão e não um privilégio do advogado. Não se trata de um privilégio. Já melhorou muito com a nossa atuação no ano de 2016”.

Para Pedro Alencar, a presença do presidente da OAB nacional e outros renomados nomes da advocacia brasileira traduzem a dimensão do I Encontro Estadual da Jovem Advocacia. “Este evento vai trazer um rumo novo para a advocacia de todos esses jovens advogados. O presidente Lamachia tem a defesa das prerrogativas dos advogados como uma das bandeiras de sua gestão e muito tem lutado nesse sentido. É muito importante. Esperamos que seja um sucesso”.

DESAFIOS DOS JOVENS ADVOGADOS

 O advogado Janilson D¹Lima, 24 anos, com seis meses de militância, disse que o mercado é desafiador e oferece diversos obstáculos. “Mas temos que enfrentá-los. E esse enfrentamento tem que ser feito com muita coragem, com muita determinação. O primeiro grande desafio é passar no Exame de Ordem e o segundo é encarar o mercado e sempre estar se qualificando. Precisamos ter um ciclo de amigos muito grande e se esforçar muito para buscar essa clientela”, acrescentou.

Para Amanda Maria Silva Rosa, 30 anos, com seis meses de exercício profissional, o I Encontro Estadual da Jovem Advocacia representa uma oportunidade ímpar para se capacitar. “Não é fácil iniciar uma carreira. A insegurança é natural e precisamos superá-la logo. Esse acolhimento da OAB vai contribuir muito nesse sentido. A luta em defesa de nossas prerrogativas é um instrumento fundamental para avançarmos profissionalmente”, ressaltou.

A LUTA EM DEFESA DAS PRERROGATIVAS

O advogado Charles Dias, Procurador Nacional das Prerrogativas e Conselheiro Federal da OAB/MA junto ao Conselho Federal da OAB, comentou sobre a importância da defesa das prerrogativas para o exercício profissional dos advogados. “A intenção do Conselho Federal é auscultar e atender o advogado aonde ele está, não importando quão distante ele esteja da sede do Conselho Federal. Isso tem permitido que a gente promova as ações necessárias em defesa de nossas prerrogativas. E, assim, garantir o exercício de uma profissão livre e desassombrada, lutando contra uma orquestração nacional que se faz contra os advogados, que é a criminalização da nossa profissão”, pontuou.

Para Cláudio Lamachia, a realização de encontros como esses é uma maneira que o Conselho Federal tem de cada vez mais interagir com a jovem advocacia, buscando fomentar a participação dos jovens advogados em início de carreira. “A Caravana das Prerrogativas vai percorrer o país todo, levando esse incentivo e essa conscientização. A Comissão de Jovens Advogados é a porta de entrada de todos os advogados na OAB e é um compromisso que temos de incentivar os jovens advogados no exercício profissional. E as prerrogativas representam um instrumento fundamental para atuação dos advogados. Temos que ser intransigentes em relação às prerrogativas”, salientou.

O presidente da OAB/MA, Thiago Dias, ressaltou a luta incessante do Conselho Federal em defesa das prerrogativas e da valorização dos advogados e destacou algumas ações realizadas, no Maranhão, nesse sentido.  “Vamos implantar a Procuradoria Estadual em Defesa dos Advogados e já chegamos em mais de 50 municípios do Maranhão com a Caravana em Defesa das Prerrogativas. Nossas Escola Superior de Advocacia (ESA), em 2016, ofereceu cursos nas diversas áreas para mais de 5.500 advogados. Na medida em que nos capacitamos, fortalecemos a nossa luta em defesa das prerrogativas”, revelou.


Banner