Deputado Bira homenageia 'mulheres extraordinárias' com Medalha Maria Aragão

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Bira do Pindaré
08/03/2017 19h34

Deputado Bira homenageia
Foto original

Nesta quarta-feira (08), data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) subiu à tribuna para homenagear as mulheres maranhenses que estão na luta cotidiana por direitos e melhores condições de vida em todo o Estado do Maranhão.

Na oportunidade, o parlamentar propôs a condecoração com a Medalha Maria Aragão à doze maranhenses que ele classificou como mulheres extraordinárias por lutar em nome de várias outras mulheres e que tem protagonismo no campo em que atua.

A Medalha, segundo pontuou, foi criada por um mulher extraordinária, a ex-deputada Helena Heluy e homenageia a mulher que teve maior destaque em todo o século XX, no Maranhão, Maria Aragão.

"Portanto, rendo a minha homenagem à todas as mulheres que lutam em nome de Deline Cutrim, que é do Movimento da Pessoa com Deficiência; de Janete Amorim, do Movimento de Moradia; de Josanira Luz, do Grupo Mãe Andreza e do Movimento das Mulheres Negras do Maranhão; de Josiane Gamba, a Jô, do Movimento de Direitos Humanos; em nome de Jucilene Barbosa, a Ju, do Movimento de Economia Solidária; em nome de Adriana Oliveira, presidente da Central Única dos Trabalhadores e membro do Movimento Sindical Rural; de Alzenira Montelo, que é do Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra; em nome de Maria de Jesus, a Djé, do Movimento das Quebradeiras de Coco; de Meire Ferreira, do Movimento de Mulheres; de Maria Ribeiro, que é do Movimento dos Direitos da Criança e do Adolescente; em nome de Marta Bispo, que é do Movimento das Pastorais da Igreja Católica; e de Rosa Reis, do Movimento de Cultura em São Luís do Maranhão", citou.

O deputado Bira lembrou que o dia 08 de março só existe em razão da luta das mulheres, e, inclusive, referência feita para criação desta data foi a luta das mulheres, em 1857, em uma fábrica têxtil em Nova York, onde centenas de mulheres foram assassinadas, queimadas vivas dentro dessa fábrica. 

"Ao longo da história o movimento socialista passou a reivindicar que esta data fosse reconhecida como o Dia Internacional da Mulher. Então esta data homenageia as mulheres que lutam e é por isso que nós estamos nesta data propondo essa medalha a todas essas pelo protagonismo que elas têm na luta real e concreta, presente hoje na luta do povo do Maranhão", acrescentou.

Em referência as manifestações que aconteceram durante todo a quarta-feira, em todo Maranhão, contra a Reforma da Previdência, o deputado frisou que "É uma luta importante das trabalhadoras rurais, a luta contra a reforma da Previdência, porque tira direito das mulheres, que tinham reconhecimento da dupla jornada e, com a reforma, perdem este direito".

8 de março, Eu Paro!

No final do dia, o deputado Bira do Pindaré participou de um ato público, organizado pelo Fórum de Mulheres e segmentos relacionados, que saiu da Praça Deodoro à Nauro Machado.

 


Banner