Igualdade de gênero é defendida em sessão solene na Assembleia Legislativa

Assecom/ Dep. Valéria Macedo
09/03/2017 16h17 - Atualizado em 10/03/2017 17h02

Igualdade de gênero é defendida em sessão solene na Assembleia Legislativa

O fortalecimento da rede de proteção às mulheres e de promoção da igualdade de gênero foi defendido pelos parlamentares e representantes de instituições que participaram nesta quinta-feira (9), no plenário da Assembleia Legislativa, da sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, proposta e presidida pela deputada Valéria Macedo.

“Além de comemorar essa data, aproveitamos para agradecer pelo apoio manifestado à instalação da Procuradoria da Mulher, que vem integrar o Legislativo estadual a essa rede de instituições que atuam na defesa dos direitos da mulher e na promoção da igualdade de gênero”, ressaltou Valéria Macedo.

Após a exibição de um vídeo da senadora Vanessa Grazziotin, que é a procuradora da Mulher no Senado, a juíza Sonia Amaral, a delegada especial da Mulher, Kazumi Tanaka, e a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, coronel Maria Augusta de Andrade Ribeiro, proferiram palestras sobre ações de combate à discriminação e a violência contra a mulher. E todas ressaltaram a importância e declararam apoio à Procuradoria da Mulher instalada na Assembleia do Maranhão.

“É necessário organizar a luta para conquistar direitos. No momento difícil que vivemos, em que estão em andamento reformas nocivas para as mulheres trabalhadoras, a Procuradoria da Mulher no Legislativo é um instrumento importante para as parlamentares e a sociedade civil organizada”, disse Vanessa Grazziotin no vídeo.

A juíza Sônia Amaral citou a Constituição Federal para afirmar que a igualdade de gênero prevista em lei precisa ser efetivada e que os avanços legislativos são instrumentos vitais para a implementação de políticas afirmativas. “A luta atual deve ser travada em um novo formato, um novo contexto em que a educação é fundamental, assim como o efetivo combate a todo tipo de discriminação negativa”, enfatizou.

A delegada Kazumi Tanaka ressaltou que a criação da Procuradoria da Mulher simboliza a preocupação da Assembleia Legislativa em garantir os direitos femininos. “É preciso unir forças. Não adianta esperar que apenas a polícia acabe com a violência contra a mulher”, acrescentou.

Os deputados Graça Paz, Francisca Primo, Ana do Gás e Eduardo Braide usaram a tribuna para homenagear as mulheres e também ressaltar a importância da Procuradoria da Mulher. “Foi um evento de forte significado e saímos agradecidos, pois a defesa da mulher só será fortalecida com o apoio de todas as instituições e da sociedade civil organizada”, finalizou Valéria Macedo.