Comissão de Segurança Pública realiza reunião para a reabertura de seus trabalhos

Aurina Carneiro / Agência Assembleia
15/03/2017 10h48

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa promoveu, na manhã desta quarta-feira (15), a reabertura de seus trabalhos com uma reunião que contou com a presença de representantes das categorias de profissionais que compõem as forças de segurança do Estado.

O presidente da Comissão, deputado Júnior Verde (PRB), destacou a sua disposição de realizar um bom trabalho de intermediação do Poder Legislativo com o Governo do Estado, no sentido de resolver os problemas mais graves da área da segurança pública.

“Agora, nós estamos com uma responsabilidade ainda maior, que é fazer gestão à frente desta comissão permanente desta Casa. E é importante dizer que esta Comissão estará se reunindo para acolher demandas e iniciativas que possam fortalecer a Segurança Pública do nosso Estado”, declarou Júnior Verde.

Ele agradeceu a presença e fez saudação a todos os presidentes de entidades representativas de categorias das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros. “A nossa ideia é que esta nossa Comissão seja um fórum permanente de discussão para que se possa encontrar soluções para a segurança pública, para o fortalecimento da segurança pública. Nós queremos conduzir essa importante comissão de maneira a dialogar. O diálogo é sempre a melhor alternativa, o diálogo é a ferramenta, é o instrumento que permite os avanços em toda e qualquer área e não seria diferente com a segurança pública”, discursou Júnior Verde, ao declarar reabertos os trabalhos da Comissão de Segurança Pública.

A reunião, realizada na Sala das Comissões, contou também com a presença dos deputados Levi Pontes (PCdoB), Wellington do Curso (PP) e Cabo Campos (DEM). Estes parlamentares também assinalaram a importância da Comissão para análise das pautas de reivindicações encaminhadas à Assembleia Legislativa por representantes de entidades de policiais militares e bombeiros do Estado.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão (Sinpol/MA), Elton John da Rocha Neves, fez um apelo para que os integrantes da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa possam ser interlocutores em favor de todas as categorias profissionais do Sistema de Segurança Pública. “É da maior importância o trabalho desta Comissão, para que possamos manter em aberto o diálogo com o Governo do Estado”, frisou Elton Neves.

Durante a reunião, houve o relato de reivindicações específicas, relacionadas a critérios de promoções e transferências de praças e oficiais da Polícia Militar, e também de melhorias das condições de trabalho de todos estes profissionais.

“Esta nossa Casa está aberta a todos. Vamos levar os pleitos aqui formulados ao conhecimento do governador do Estado, porque não temos poder de decisão. Esta nossa Casa é uma espécie de Ouvidoria, mas não vai se abster do dever de lutar em prol destas bravas categorias de homens e mulheres que lutam para a proteção da sociedade”, afirmou o deputado Cabo Campos, atual vice-presidente da Comissão de Segurança Pública.

Além de integrantes da diretoria do Sinpol-MA, também participaram da reunião representantes da Associação Regional de Cabos e Soldados da Polícia e Bombeiro Militar, da União Militar Independente (UMI), da Associação de Policiais Militares de Pindaré-Mirim, e representantes da Associação de Amigos e Esposas de Policiais Militares e Bombeiros Militares.