Francisca Primo parabeniza municípios de Barreirinhas e Santa Luzia

Nice Moraes/ agência assembleia
21/03/2017 14h22 - Atualizado em 22/03/2017 10h02

Francisca Primo parabeniza municípios de Barreirinhas e Santa Luzia

O plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão aprovou, na sessão desta terça-feira (21), requerimentos de autoria da deputada Francisca Primo (PCdoB), solicitando que sejam enviadas mensagens de congratulações às populações dos municípios de  Barreirinhas  e de Santa Luzia, que comemoram, respectivamente,  79  e 56 ano de emancipação política.

Ela também pediu que seja dado ciência aos prefeitos e Câmaras de Vereadores daquelas cidades.

O aniversário de Santa Luzia ocorrerá no próximo dia 26 e, o de Barreirinhas será dia 29.

“Congratulamo-nos com a laboriosa população de Santa Luzia pelo transcurso de mais um aniversário de fundação, quando se comemora os 56 anos de sua emancipação  política”, disse Francisca Primo, lembrando que a mesma foi levada à categoria de município e distrito com a denominação de Santa Luzia, pela lei estadual nº 1908, de 17/12/1959, desmembrado de Pindaré Mirim; constituído do distrito sede e instalado em 26/03/1961. Hoje, com uma população de mais de 74 mil habitantes, o município tem na agricultura a sua principal fonte de recursos econômicos tornando-o como um dos maiores centros agropecuários do Estado.

Barreirinhas

O Distrito de Barreirinhas foi criado em 14 de junho de 1871, pela Lei Provincial n° 951, e sua emancipação política ocorreu através da Lei n°45, de 29 de março de 1938, data em que se comemora o aniversário da  cidade. O município é conhecido por ser a porta de entrada da região turística conhecida como Lençóis Maranhenses, que consiste em uma vasta área de altas dunas de areias brancas e de lagos e lagoas, também conhecido como deserto brasileiro.

A produção do artesanato, fabricado com a fibra do buriti, faz da cidade de Barreirinhas uma das principais produtoras de artesanato em linho de buriti (principal matéria-prima) para fabricação deste. Devido à natureza de seu solo e a abundância de rios, riachos e córregos, o caju representa a segunda fonte de renda.

“O setor terciário cresce com o turismo através de investimentos nas várias áreas do setor e serviços correlatos”, destacou Francisca Primo.