Bira do Pindaré anuncia audiência pública para discutir projeto de privatização dos bancos e dos Correios

icone-whatsapp
Nice Moraes / Agência Assembleia
04/04/2017 13h36

Bira do Pindaré anuncia audiência pública para discutir projeto de privatização dos bancos e dos Correios
Foto original

O deputado Bira do Pindaré (PSB), em pronunciamento feito na sessão desta terça-feira (4), criticou o projeto de privatização dos bancos públicos e das agências dos Correios que está sendo incrementado pelo governo federal.  Ele anunciou a realização de uma audiência pública, no próximo dia 19 de abril, às 15h, na Assembleia Legislativa do Maranhão, tendo como objetivo discutir a questão juntamente com os representantes dos Sindicatos dos Bancários e dos Correios e demais entidades. 

Preocupado com o grande impacto que a sociedade brasileira vai sofrer com o fechamento dos bancos, Bira do Pindaré conclamou todos a levantar a voz e debater aquele projeto de privatização.

Até o momento, governo federal já anunciou o fechamento de 400 agências do Banco do Brasil, 120 agências da Caixa Econômica Federal, de agências do Banco do Nordeste e do Banco da Amazônia, além 250 agências dos Correios. O Maranhão já foi atingido com o fechamento de agências do Banco do Brasil, inclusive na área do Itaqui-Bacanga, em São Luís. Em breve, a Caixa Econômica também deverá anunciar o fechamento de agências.  

“Vamos defender as instituições que pertencem ao povo e das quais dependemos para o bom desenvolvimento do nosso país. Estão resgatando um projeto que pensamos está sepultado. Aquilo que o Fernando Henrique Cardoso não conseguiu fazer em oito anos de governo, o Governo Temer quer fazer em poucos meses: reforma da Previdência, terceirização, fim da CLT e as privatizações. Nós precisamos levantar a voz, trazer este debate para esta Casa porque quem perde com o fechamento das agências é a sociedade brasileira pelas dificuldades de atendimento que vai ter e também, nas condições de fomento da economia”, enfatizou Bira do Pindaré. 

O deputado acentuou ainda a importância da Caixa Econômica para programa Minha Casa, Minha Vida e, o Banco do Brasil que estendeu a sua ação, inclusive, para a área da agricultura. “Como é que essas instituições não servem para o desenvolvimento do nosso país? Nós não podemos aceitar o monopólio do capital financeiro privado das grandes instituições bancárias que querem tomar conta do Brasil. Eles acham que é pouco o que eles lucram no nosso país e querem lucrar muito mais".

Ao final, ele conclamou o legislativo estadual e a sociedade maranhense para reagir, alcançando também a bancada federal maranhense da Câmara e Senado para não endossar essas medidas “que são perversas e prejudiciais à população maranhense e à população brasileira. Com certeza, nós não nos calaremos, seremos firmes nessa batalha”, finalizou Bira do Pindaré.


Banner