Valéria Macedo repudia os casos de estupros na UFMA e pede Posto Avançado da PM

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Valéria Macedo
05/04/2017 17h30 - Atualizado em 05/04/2017 18h00

Valéria Macedo repudia os casos de estupros na UFMA e pede Posto Avançado da PM
Foto original

A deputada Valéria Macedo (PDT) usou a tribuna da Assembleia, na sessão desta quarta-feira (05), para repudiar os casos de estupros que ocorreram na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A parlamentar, como procuradora da mulher, do órgão da Procuradoria da Mulher da Assembleia, contou que buscou providências práticas por parte da instituição de ensino e pela própria Secretaria de Segurança Pública.

“No Maranhão é necessária uma força-tarefa permanente de combate ao crime de estupro e de qualquer violência contra as mulheres. Precisamos de muito mais investimentos, temos que criar estruturas maiores e cada vez mais especializadas para combater essa chaga que é a violência contra a mulher”, declarou a deputada.

A parlamentar reconheceu na tribuna que o governador Flávio Dino e o secretário Jeferson Portela têm feito esforços para dotar a Segurança Pública do estado de melhores condições, de um modo geral e, particularmente, na questão da mulher, criando órgãos especializados como delegacias da mulher, departamentos de feminicídio, etc.

“O governador tem se mostrado sensível a esta causa e está instituindo órgãos especializados no combate à violência contra a mulher. Este projeto é um importante passo, para que a Polícia Civil atue de forma eficaz no combate ao feminicídio que é, justamente, a criação do Departamento de Feminicídio, onde serão investigadas de forma especializada, as mortes violentas de mulheres ocorridas na Região Metropolitana de São Luís e os casos acontecidos no interior do estado, além da realização da consolidação de dados estatísticos”, reiterou.

Valéria Macedo falou sobre o trabalho do Governo em relação ao combate à violência contra a mulher e a questão da Segurança no estado com o aumento do efetivo de policiais.

“As ações do governo expressam isso de forma contundente, com o aparelhamento de órgãos especializados com as Delegacias das Mulheres, o Departamento de Feminicídio, o próprio consenso da direção da Ufma em instalar um posto avançado dentro da Cidade Universitária, aumento do contingente de policias militares, o aparelhamento dos serviços de segurança que o secretário Jeferson Portela vem fazendo à frente da Secretaria de Segurança”, disse.

Mesmo reconhecendo os avanços, a parlamentar solicitou mais atenção do Governo do Estado, pois, segundo ela, é necessário mais investimentos em recursos humanos, materiais e na estrutura da polícia judiciária. 

A deputada contou que uma das medidas será o Posto Avançado da Polícia Militar dentro da universidade, compreendendo a área Itaqui-Bacanga e afirmou que o seu papel como procuradora da mulher é cobrar das instituições e do Estado as ações para diminuir a violência contra a mulher, além de oferecer apoio a esta causa.

 


Banner