Alunos da escola Antônio Ribeiro Silva participam do Programa Visita Cidadã

icone-whatsapp
Ribamar Santana/ Agência Assembleia
10/04/2017 17h24 - Atualizado em 11/04/2017 20h04

Alunos da escola Antônio Ribeiro Silva participam do Programa Visita Cidadã
Foto original

Um grupo de alunos do Centro Educacional Antônio Ribeiro Silva, do Bairro Sá Viana, integrante rede pública estadual, visitou, na tarde desta segunda-feira (10), as instalações da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. “O objetivo é estimular a formação de lideranças, o exercício da cidadania e a participação política. São lideranças do Grêmio Estudantil da escola e futuros líderes e vice-líderes de turmas”, explicou o professor Luís Cláudio Mendes Chaves.

A visita faz parte do desenvolvimento do Programa Visita Cidadão – Conhecendo o Poder Legislativo do Estado do Maranhão, instituído pela Mesa Diretora da Casa por intermédio do Projeto de Resolução Legislativa 017/16, em julho do ano passado. A finalidade desse programa é promover uma maior integração entre a sociedade, em especial estudantes do ensino fundamental, médio e universitário com o Poder Legislativo.

“Este ano, os próprios alunos sugeriram a visita como uma forma de motivá-los à participação nas atividades do Grêmio Estudantil da escola, denominado Jovens Unidos Pela Educação. Estamos apenas acompanhando o grupo, mais a coordenação é toda deles. Acho uma iniciativa louvável e que muito vai contribuir para a formação de todos eles e para o fortalecimento do Poder Legislativo do Estado do Maranhão”, comentou a professora Maria do Perpétuo Socorro Lima Leal.

IMPRESSÕES DOS ALUNOS

João Victor Marques Martins, 16 anos, aluno do Segundo Ano do Ensino Médio e presidente do Grêmio Estudantil, disse que a ideia da visita surgiu como uma necessidade de incentivar os alunos a terem uma participação política nas atividades da escola. “Superei minha expectativa diante do que vi e, acredito, a própria Assembleia se superou perante nós. É bem diferente e mais positivo do que se pensava”, revelou.

Para Nádia Alves Lopes, 19 anos, aluna do Terceiro Ano do Ensino Médio, a visita vai contribuir muito para a melhoria da escola, pois vai ajudar na compreensão do papel do Poder Legislativo Estadual e da importância da participação política na sociedade. “O que vi me impressionou bastante. Foi além do que eu imaginava. Gostei muito e acho que seria muito bom que todas as escolas pudessem conhecer as instalações da Assembleia”, ressaltou.

 


Banner