Bira preside Sessão Solene sobre a Campanha da Fraternidade 2017

Assecom/ Dep. Bira do Pindaré
22/04/2017 12h12 - Atualizado em 22/04/2017 12h20

Bira preside Sessão Solene sobre a Campanha da Fraternidade 2017

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) realizou, nesta quarta-feira (20), uma Sessão Solene em homenagem a Campanha da Fraternidade 2017, que este ano aborda o tema ‘Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida’. A cerimônia foi presidida pelo deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), autor do pedido.

“Mais uma vez a gente traz para dentro da Assembleia Legislativa a discussão de um tema que é priorizada pela igreja católica por meio da Campanha da Fraternidade. Esse ano, mais uma vez a questão ecológica, que tem tudo a ver com a promoção da dignidade e da perspectiva de subsistência humana”, afirmou o parlamentar, que tem a vida forjada nos ensinamentos da igreja

Ele destacou o importante papel da Campanha no sentido de fazer a população refletir sobre os temas propostos como forma de promover uma mudança de pensamento e atitude do poder público e da sociedade em relação aos problemas que afetam o mundo.

O bispo Dom Esmeraldo Barreto de Farias, no ato representando o arcebispo metropolitano da arquidiocese de São Luís, Dom José Belisário da Silva, iniciou sua fala na tribuna da Casa Legislativa agradecendo ao deputado Bira a proposição e a organização da homenagem à Campanha da Fraternidade, que, segundo ele, faz sintonia com sessões realizadas em anos anteriores.

O sacerdote destacou que há cinquenta e três anos a igreja católica do Brasil, através da CNBB realiza a Campanha abordando temas muito importantes para a sociedade brasileira e lembrou que nos últimos anos as temáticas estão bem relacionadas, como, por exemplo, em 1986 que trouxe o tema ‘Fraternidade e a Terra’, com o lema “Terra de Deus, Terra de Irmãos”.

O bispo citou também os temas da CF dos anos de 2004 - ‘Fraternidade e a Água’, com o lema “Água fonte de vida”; de 2007 - ‘Fraternidade e Amazônia’, com o lema “Vida e Missão neste chão”; de 2011 - ‘Fraternidade e a vida no Planeta’ e, por fim, do ano passado - ‘Casa comum, a nossa responsabilidade’, com o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.

Para Bira, “É, portante, importante que a gente reflita e valorize esta campanha para que haja uma mudança de postura e, aqui, é, sobretudo, um momento de reflexão e de discussão, que devemos estender a todos os campos e todas as áreas”, defendeu.