Sérgio Vieira rebate críticas ao prefeito de São Luís e defende a gestão municipal

Waldemar Ter/ Agência Assembleia
26/04/2017 15h27

O deputado Sérgio Vieira (PEN) rebateu, na sessão desta quarta-feira (26), críticas feitas ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), e defendeu a gestão municipal, apontando várias melhorias que aconteceram na atual administração.

O parlamentar contou que esteve reunido com o secretário de Articulação Política do Município, Jota Pinto, presidente estadual do PEN, que esclareceu algumas críticas feitas à administração do prefeito, que são importantes ser esclarecidas.

Sobre os problemas decorrentes ao período chuvoso, provocando buracos e a não coleta de lixos, o deputado disse que a prefeitura desenvolve um cronograma de correção asfáltica em diversos pontos da cidade, privilegiando os trechos em que as condições de pavimento comprometem a fluidez do trânsito e a mobilidade urbana.

“As obras de pavimentação seguem em ritmo reduzido não por abandono, mas sim devido ao período chuvoso, porque, em São Luís, o índice pluviométrico é o maior do Nordeste, das capitais nordestinas. Então é impossível que você tenha um ritmo de pavimentação asfáltica acelerado no período chuvoso como esse, é até compreensível, mas que logo quando as águas deixarem de cair ou diminuírem, eu tenho certeza de que o prefeito Edivaldo Holanda retomará o ritmo adequado”, garantiu.

Em relação às escolas, a Prefeitura de São Luís realiza atualmente obras de manutenção em 48 unidades de ensino, simultaneamente, e tem outras em cronogramas para começar os trabalhos. "O município está atualizando o cronograma de obras, a partir da avaliação estrutural de todas as Unidades de Ensino da Rede Municipal. E o prefeito Edivaldo determinou a ampliação do pacote de obras nas escolas, cerca de 40 já requalificadas e 48 em obras e 30 com obras previstas, ainda este ano”, explicou.

Tratou também da questão de voltar a vender passe escolar, porque o prefeito não conseguiria resolver o problema da bilhetagem. “Mas, na verdade, houve uma pane no sistema de recarga e esse problema é pontual. E esse problema é pontual, porque a peça é uma peça que vem de fora é importada, esse é o motivo de restabelecimento do sistema de bilhetagem no momento. A venda de passe em papel é uma medida da Prefeitura para garantir que, mesmo em razão da pane, os estudantes não sejam penalizados e o direito a meia passagem permaneça assegurado, problema pontual este que não anula os avanços obtidos na gestão na área de transporte. Com a modernização do sistema, licitação do transporte que trouxe ônibus com ar-condicionado, entre inúmeras outras melhoras, tecnologia esta sujeita a falhar”, assegurou.

Outro problema abordado pelo deputado foi a parceria da Prefeitura com o governo, que estaria em andamento. “Quero deixar claro que a parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado segue em curso e tem sido de extrema importância para o município, serviço como a recuperação da Rua do Mocambo, o reordenamento do trânsito da Forquilha e a permuta de profissionais da educação e prédios escolares, entre outros serviços. Então a parceria está plenamente em funcionamento, está plenamente em dias, para que o governo do Estado e o município consigam, alinhados, trazer esse benefício para a população da cidade de São Luís”, frisou.

Sobre a emenda de R$ 300 mil destinada pelo deputado Eduardo Braide (PMN) para compra de mamógrafo, mas até agora o município não teria comprado o aparelho. “No entanto, mas 300 mil hoje não dão para você comprar um mamógrafo digital, que custa em torno de 1,4 milhão de reais. A emenda do deputado Braide foi muito bem-vinda, o prefeito agradece, mas tem que fazer uma correção, tem que aumentar esse valor, porque se está procurando formas para a compra desse mamógrafo, para o que o deputado Eduardo já enviou uma emenda de 300 mil. E dizer que atualmente a cobertura de saúde do município de São Luís em relação ao mamógrafo é amplamente atendido com os prestadores do SUS e também com serviço de diagnóstico por imagem implantado nos hospital na primeira gestão do prefeito Edivaldo, com aquisição de aparelhos de tomografia, raio-x, ultrassom, além dos mamógrafos que atendem a população de São Luís, toda demanda da população de São Luís”, garantiu.

Disse ainda que em relação ao Hospital da Criança, cujas obras estariam paralisadas, segue normalmente a pleno vapor e que atualmente está em fase de colocação de piso e instalação de rede elétrica, mas logo ele estará terminado e à disposição da população.