XI Reunião do Parlamento Amazônico é aberta na Câmara de Vereadores de Imperatriz

Ribamar Santana/ Agência Assembleia
27/04/2017 12h02 - Atualizado em 27/04/2017 16h09

A XI Reunião do Parlamento Amazônico foi aberta na manhã desta quinta-feira (27), no Palácio Dorgival Pinheiro de Sousa, na Câmara Municipal de Imperatriz, com a palestra do deputado estadual Sidney Leite (PROS/AM), presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, sobre Desigualdades Educacionais e o Custo na Região Amazônica.

Na oportunidade, o deputado Sinésio Campos (PT/AM), presidente do Parlamento Amazônico, disse que a cidade de Imperatriz é a segunda da Região Amazônica a receber o Parlamento Amazônico, depois de Marabá (PA) e de todas as capitais dos nove estados que compõem o Parlamento Amazônico (AP, RR, RO, AC, AM, PA, MA, TO e MT ). “Sentimo-nos felizes em estarmos em Imperatriz, que é o Portal da Amazônia. Hoje, aqui, vamos debater a questão do custo da educação e da emancipação de estados e municípios na nossa região”, revelou.

MAIS RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO DA AMAZÔNIA

“Que o custo Amazônia da Educação seja reajustado em 20% para o transporte escolar, merenda escolar e aquisição de mobiliário escolar, assim como o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) em razão das peculiaridades da Região Amazônica. O custo do Sudeste e Sul da Educação é maior, enquanto o nosso é menor. Não podemos tratar os desiguais de forma igual. Precisamos nos articular para que o Congresso Nacional reveja essa injustiça”, defendeu o palestrante de forma contundente.

A proposta defendida pelo deputado Sidney Leite for aprovada por unanimidade pelo Plenário do Parlamento Amazônico, constará da Carta de Imperatriz, a ser divulgada no final da reunião, e será encaminhada ao Congresso Nacional, para que seja discutida e transformada em Projeto de Lei a ser apreciado e votado. “Vamos nos mobilizar e nos unir a UNALE (União Nacional das Assembleias Legislativas) para que essa proposta seja aprovada no Congresso Nacional. Temos que ter um custo aluno diferenciado para a Amazônia Legal”, esclareceu.

O prefeito de Imperatriz, Assis Ramos (PMDB), e o presidente da Câmara de Vereadores de Imperatriz, José Carlos Soares (PV), destacaram a importância da cidade sediar a XI Reunião do Parlamento Amazônico. “Imperatriz é o portal da região da Amazônia e precisa ter sua agenda de desenvolvimento contemplada nos debates do Parlamento Amazônico. Esperamos resultados positivos dessa reunião para a população da região Amazônica e, em particular, para a região Sul da Maranhão”, afirmou Assis Ramos.

Os deputados Wellington do Curso (PP), secretário de Direitos Humanos do Parlamento Amazônico; Léo Cunha (PSC), presidente de Comissão de Meio Ambiente da Assembleia; Eduardo Braide (PMN), Wemetério Weba (PV), Júnior Verde (PRB), Professor Marco Aurélio (PC do B) e Edilázio Junior (PV) estão participando dos debates da XI Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados do Parlamento Amazônico.