Assembleia Legislativa homenageia o médico Lages Neto, por indicação de Max Barros

Assecom/ Dep. Max Barros
04/05/2017 13h19

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, por meio de proposição do deputado Max Barros (PRP), condecorou, em sessão solene ocorrida na manhã desta quinta-feira (4), o medico cirurgião Dr. Lages Neto, com a Comenda Manoel Beckman, em reconhecimento ao amplo trabalho na área da Medicina, no Estado do Maranhão, há mais de 30 anos. A proposição que homenageia Lages Neto foi aprovada por unanimidade na Casa Legislativa.

Em seu discurso, o deputado Max Barros destacou a trajetória de Lages Neto que o credenciou a receber a maior honraria que a Assembleia Legislativa do Maranhão concede a um cidadão. O parlamentar ressaltou os valores que inspiram, ao longo de uma vida, o trabalho do médico homenageado, como ética e humanidade e também o fato de ele carregar esses valores tanto na vida profissional como pessoal.

“Através do seu vasto conhecimento médico e da habilidade de suas mãos, inúmeras vidas foram salvas e famílias lhe são gratas. E Lages une conhecimento e habilidade, com humanidade no tratamento de seus pacientes, fundamental para exercício da verdadeira medicina”, afirmou o parlamentar.

Barros também fez referência à constituição familiar do Dr. Lages Neto, como pais, avós, esposa, filhos e neta que, assim como os estudos, foram pilares fundamentais para a solidificação da carreira do médico, que se destacou, inclusive, a nível nacional.

Emocionado, o médico Lages Neto reconheceu a importância da medalha Manoel Beckman e agradeceu a homenagem, fazendo uma breve lembrança de toda a sua trajetória profissional e familiar, lembrando os seus mestres e orientadores, além de pacientes e experiências de vida.

Currículo

Lages Neto nasceu em São Luís, em 8 de novembro de 1957. É filho de D. Ana Maria Jansen Castelo Branco e do Dr. Crosce do Rêgo Castello Branco, médico patalogista, e um dos fundadores da Faculdade de Medicina do nosso Estado. É casado com a administradora e bacharel em Direito, Nair, pai do advogado Bruno e da médica Ana Marisa. É avô da Lia, filha do seu filho Bruno.

Lages Neto é formado na Universidade Federal do Maranhão, com Residência Médica em Cirurgia Geral pelo extinto Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), no Hospital Presidente Dutra. Professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, onde contribui como Preceptor da Residência Médica de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Presidente Dutra (UFMA).

Tem Mestrado Interinstitucional em Clínica Cirúrgica pela UFMA e Universidade Federal do Paraná e Doutorado em Princípios em Cirurgia pela Faculdade Evangélica do Paraná. Orientou diversas dissertações e teses e tem participação em bancas de doutorado e mestrado.

Foi aprovado em diversos concursos para médico cirurgião, incluindo Secretaria de Estado da Saúde, Instituto de Previdência do Estado do Maranhão e Polícia Militar. Foi nomeado Chefe do Serviço de Clínicas Cirúrgicas do Hospital Universitário Presidente Dutra, permanecendo até os dias atuais.

Além do serviço público, no Hospital São Domingos integra o Corpo Médico-Cirúrgico. Lá coordenou o Serviço de Cirurgia por vários anos, foi membro do Comitê de Ética, Preceptor da Pós-Graduação em Terapia Intensiva e atualmente é membro do Comitê de Ética em Pesquisa.

Dr. Lages também participou da equipe médica que realizou e implantou o primeiro serviço de cirurgia vídeo-laparoscópica em São Luís.