Comissão de Obras realiza audiência para discutir abandono da Barragem do Rio Flores

icone-whatsapp
Nice Moraes/Agência Assembleia
05/05/2017 12h10 - Atualizado em 06/05/2017 10h39

Comissão de Obras realiza audiência para discutir abandono da Barragem do Rio Flores
Foto original

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, através da Comissão de Obras e Serviços Públicos, realizou na manhã desta sexta-feira, 06, no auditório municipal dr. Cleber Carvalho Branco, município de Trizidela do Vale, uma audiência pública onde foi discutida a falta de investimento na Barragem de Flores que corre sérios riscos de rompimento pela da falta de manutenção. Dentre os encaminhamentos apresentados ao final da audiência consta a transferência do órgão que administra a barragem - Departamento Nacionalo de Controle das Secas -Denocs - para a Codevasf.

Preocupado com uma possível catástrofe que atingiria as cidades daquela região, dentre elas Pedreiras, Trizidela do Val e, Bacabal, por exemplo, o deputado Vinícius Louro (PR), levou a discussão à tribuna do legislativo estadual chamando a atenção das autoridades no sentido de tomar medidas para evitar possíveis danos à região. Em seguida apresentou um requerimento solicitando uma visita técnica da Comissão de Obras à Barragem de Flores e a realização da audiência pública. A visita ocorreu na tarde de ontem com as presenças dos deputados Vinícius Louro, Glalbert Cutrim (PDT) e Fábio Braga (SD ), que é o presidente da Comissão de Obras; vereadores; representantes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros; e do Comitê de Bacias do Rio Flores, além de várias lideranças políticas da região.

Audiência pública

Na audiência desta manhã que contou com as presenças das autoridades acima citadas e também do deputado Eduardo Braide (PMN) e os prefeitos Fred Maia, de Trizidela do Vale e Eudina Costa, de Bernardo do Mearim; do ex-deputado Raimundo Louro e membros da comunidade, foi enfatizada a necessidade da urgente intervenção das autoridades para que os municípios da região não sejam afetados drasticamente no caso de rompimento daquela barragem.

Eduardo Braide afirmou que a discussão foi importante não só pelos riscos que tem que levar em consideração, mas principalmente pela população que convive com uma verdadeira tragédia anunciada na época das chuvas, com as cheias que acontecem nos municípios de  Trizidela do Vale, Pedreiras e demais cidades da região.

"A gente entende que essa é uma medida muito importante no sentido que não só a recuperação da Barragem do Rio Flores que hoje está sob a administração do Denocs, mas há um pleito que a Assembleia Legislativa fará através da Comissão de Obras para que a barragem passe a ser administrada pela Codevasf que além de recursos, tem experiência de administrar barragem ao longo do Brasil. Esperamos que esse pleito seja atendido e, ao lado dessa manutenção tem outra coisa importante que é a utilização da região do entorno da barragem para a questão da agricultura família e, para o turismo que pode ser bem utilizado. Está de parabéns a Assembleia Legislativa e a comissão em tomar a frente dessa situação e, o que eu espero, é voltar aqui na região já com a administração da Codevasf e trazer boas notícia para o povo da região", acentuou Eduardo Braide.

Glalbert destacou a importância da visita feita à barragem e a busca de soluções para o problema. "Fizemos a visita técnica na barragem e hoje ouvimos a população. Vamos analisar a nossa forma de agir para que a barragem funcione de forma plena para benefício da região", sentenciou ele. 

Fábio Braga ao elogiar a iniciativa de Vinícius Louro e também do prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia de buscar soluções para a recuperação da Barragem do Rio Flores, afirmou que a situação não pode ficar do jeito que está e que a comissão fará os encaminhamentos necessários.  "Não é possível ficar do jeito que está; é uma tragédia anunciada: todo mundo sabe o que vai acontecer se houver uma enchente aqui na região.  A Comissão de Obras fará os encaminhamentos para que a Codevasf assuma a recuperação da barragem. Não será por falta de projeto que a barragem ficará do jeito que está; queremos que a Codevasf assuma a administração da barragem", afirmou Fábio Braga. Ele também pediu ao governador Flávio Dino que ajude a região do Mearim para evitar prejuízos futuros.

Bons resultados

O presidente da Câmara Municipal de Trizidela do Vale, Francisco Martins Pereira parabenizou a iniciativa de Vinícius Louro e disse ter a certeza que os encaminhamentos serão devidamente feitos pelo legislativo estadual. "Eu tenho certeza que os encaminhamentos que foram feitos aqui trarão bons resultados para a nossa região".

A prefeita de Vitória do Mearim Dídima Coelho disse que fez questão de participar da audiência porque as fortes chuvas que estão caindo na região causam preocupações. "A gente fica muito preocupada com as cheias, por isso viemos dar esse apoio para podermos fazer alguma coisa. Eu quero estar junta no sentido de buscar uma solução para o problema da barragem que se arrasta há muito tempo", disse a prefeita.

Fred Maia, prefeito de Trizidela do Vale lembrou que a enchente que ocorreu no município no ano de 2009 foi por causa do não funcionamento da barragem. "Se tivesse funcionando não teria ocorrido o alagamento na nossa cidad . Foram 60 dias debaixo d'água e foi um verdadeiro caos. Por isso, estamos aqui para buscar uma solução para o problema; já enviei ofícios para várias secretarias do Estado, para o governador Flávio Dino e até para Brasília, alertando sobre o risco eminente de uma catástrofe caso não ocorra intervenções naquela barragem, mas até o momento nenhuma resposta foi dada. Nós queremos que a gestão saia do Denocs e passe a Codevasf que tem realizado um trabalho efetivo no nosso Estado", afirmou Fred Maia, agradecendo a presença da Comissão de Obras em discutir o assunto e levar os encaminhamentos na busca de soluções.

Encaminhamentos

Ao final da audiência o deputado Vinícius Louro agradeceu a presença de todos e agradeceu o apoio da Comissão de Obras que de plano atendeu o seu pedido. "Eu fico feliz e, ao mesmo tempo, preocupado com essa situação em que se encontra a barragem. Vamos fazer os encaminhamentos para que a administração do Denosc passe para a Codevasf. Também pedimos ao governador Flávio Dino para fazer valer os recursos do fundo dos Comitês das Bacias para melhor gerir os trabalhos desenvolvidos na região do Mearim", acentuou Vinicius Louro.


Banner