Bira reúne com presidente da MOB para tratar do transporte alternativo

Assecom/ Dep. Bira do Pindaré
05/05/2017 19h28

O presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Bira do Pindaré  (PSB), reuniu, na tarde desta sexta-feira (5), com o presidente da Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos do Governo do Estado (MOB), Artur Cabral, para tratar do transporte alternativo na Ilha de São Luís.

Na oportunidade, o parlamentar protocolou um documento contendo um relato das questões abordadas durante Audiência Pública que houve no último dia 26 e solicitando o cadastramento e regularização de veículos e linhas relacionados pelo Sindicato dos Permissionários e Trabalhadores do Transporte Público Alternativo do Estado do Maranhão (SINTRAMA).

Ele destacou a necessidade de deliberar junto a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes uma autorização para manter o serviço até a regularização das permissões. A finalidade é assegurar que a população não seja prejudicada no direito de ir e vir. O deputado frisou ainda que muitos bairros e cidades dentro da Ilha não são interligados, problema que poderia ser facilmente resolvido com o transporte alternativo.

"Onde o ônibus não chega é preciso autorizar transportes como as vans e os carrinhos. Estamos falando de uma necessidade a população da Ilha de São Luís", destacou ao sublinhar a importância de pensar também em soluções mais sustentáveis e econômicas, a exemplo das ciclovias.

"Com isso, o uso de bicicletas é incentivado e uma parcela da sociedade que utiliza a bicicleta como meio de transporte, como é o caso de moradores da região do Itaqui Bacanga e do município de Raposa, são contemplados", afirmou o deputado Bira, que é defensor da criação de um sistema transporte público multimodal para o Maranhão, começando pela Grande Ilha.

O presidente Artur Cabral concordou com a necessidade de pensar e criar ações no sentido promover o transporte alternativo e complementar, e, nesse sentido, comprometeu a analisar as questões e dar um retorno sobre as solicitações.