César Pires presta homenagem a defensores públicos de Lago da Pedra

Waldemar Ter / Agência Assembleia
17/05/2017 15h31

César Pires presta homenagem  a defensores públicos de Lago da Pedra

O deputado César Pires (PEN) prestou uma homenagem, nesta quarta-feira (17), à Defensoria Pública do Maranhão e reconheceu o trabalho de dois defensores de Lago da Pedra que atuaram num caso de repatriação. Os defensores são Alex Magalhães e Rafael Santos, e segundo o parlamentar, “demonstraram uma capacidade técnica, uma habilidade, sobretudo um profissionalismo raramente visto quando foram acionados por uma família daquela cidade para interceder junto ao Itamaraty, em defesa da cidadania do senhor Raimundo Silva”.

De acordo com o deputado, o senhor Raimundo Silva estava na Guiana Francesa, desamparado, tendo assistido de perto a morte de um colega que saiu daqui do Maranhão também para ir com ele, entrou em um processo de depressão, conduzido a um hospital, foi alegado depois por município onde estava de que, ao sair dali com o passaporte vencido, teria ainda que recolher um quantitativo aos cofres daquela nação. Mas como a família é pobre, a família teve que recorrer à Defensoria Pública.

“Eles entraram em contato com o Itamaraty e, para surpresa daquela família, numa agilidade sem precedente na história jurídica e das relações internacionais, conseguiram em menos de 48 horas repatriar o senhor Raimundo Silva. Pedi na verdade ao Werther, defensor público geral do Estado, que queria prestar esse reconhecimento público a esses dois cidadãos, que de forma a dar exemplo a quantos tantos têm se habilitado no poder público, não viraram as costas à necessidade, sobretudo, ao seu papel e trouxeram de volta o senhor Raimundo Silva”, afirmou.

Fez também elogios ao trabalho do defensor público geral. “Não quero eclipsar de maneira nenhuma aqui a responsabilidade da Defensoria Pública, mas também não posso deixar de reconhecer se é obrigação ou não, que seja, mas que devemos reconhecer em vida e devemos exaltar, também devemos assim fazê-lo. Quero, portanto, Werther, dizer que os caminhos que vocês traçou como defensor geral estão sendo cumpridos. Continue assim, continue a apostar na seriedade do órgão, na necessidade do órgão e, sobretudo, de que não há cidadania sem que possa ser dado também a um suposto cidadão um direito de defesa, aí então torná-lo um cidadão de direito de fato”, enfatizou.

Mais uma vez elogiou o trabalho dos dois defensores e a ex-prefeita Maura Jorge no caso. “Recebi também por dever de justiça a provocação da ex-deputada e ex-prefeita, Maura Jorge, que também ficou extremamente feliz e naquela importância disse assim: “César, se um dia eu chegar a ser governadora, fique certo de que irei aumentar a vaga dos defensores públicos”. Tanto a você, Werther, como a Maura, como aos defensores públicos fica aqui o meu registro de solidariedade a esse organismo interessante que se torna cada vez mais forte pelas mãos dos defensores públicos, que são capazes e dignos de corresponder às expectativas de toda uma sociedade maranhense. Parabéns aos defensores públicos do meu estado”, finalizou.