Bira reúne com Canindé Barros para tratar da Mobilidade Urbana em São Luís

Assecom/ Dep. Bira do Pindaré
19/05/2017 15h54

Bira reúne com Canindé Barros para tratar da Mobilidade Urbana em São Luís

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) reuniu, na manhã desta quinta-feira (19), como o secretário municipal de Trânsito e Transporte de São Luís (SMTT), Canindé Barros, para discutir a questão da mobilidade urbana e o serviço de táxi. Temas abordados em audiências públicas por intermédio da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Durante a reunião, o parlamentar destacou a importância do transporte alternativo e completar, e apresentou breve relato das principais reivindicações feitas pelos motoristas de vans e carrinhos da capital, solicitando um prazo para regularização dos veículos.

Da mesma forma, ele apresentou a questão dos taxistas referente à metropolização da Ilha, e ressaltou a importância e a necessidade de se pensar a regularização com vista nos quatro municípios da Ilha – sem excluir ninguém.

Na oportunidade, o parlamentar conheceu o sistema de monitoramento em tempo real – via Global Positioning System(GPS) - dos ônibus, que permite conferir os trajetos das linhas e horários que cada veículo passa pelas paradas e também quando saem da rota.

O aplicativo para smartphones ‘Meu Ônibus’ é quem leva a informação para os passageiros e usuários do sistema público de transporte de São Luís. A equipe da SMTT, responsável pelo monitoramento, apresentou com brevidade as funções e benefícios.

Como o aplicativo ainda não disponibiliza as informações ao Google, Bira solicitou que a Secretaria verifique a possibilidade de fazê-lo. Segundo ele, algo simples que agrega ainda mais benefícios para a população, visto que é um mais uma opção com sistema simplificado - basta que o passageiro digite o destino e o aplicativo já informa a parada, o número do ônibus, o itinerário completo, o valor da passagem e a previsão de chegada.

Como a Google disponibiliza as informações por meio do Google Maps - aplicativo usado no mundo inteiro e que, geralmente, vem baixado nos celulares, a adoção da ideia do parlamentar beneficia a população de São Luís e também os turistas.

O deputado Bira é defensor de um modelo multimodal de transporte público para a região metropolitana de São Luís - que integra ônibus, vans, carrinhos, táxis e bicicletas. Para ele, é preciso pensar o transporte observando a necessidade da população aliada aos meios de transporte disponíveis e mais adequando sem esquecer as possibilidades que as tecnologias oferecem.

.