Valéria agradece ao governador pela UEMASUL e pede atenção para os outros campi

Assecom/ Dep. Valéria Macedo
22/05/2017 21h51 - Atualizado em 22/05/2017 22h11

Valéria agradece ao governador pela UEMASUL e pede atenção para os outros campi

A deputada Valéria Macedo (PDT) ocupou a tribuna, na sessão desta segunda-feira (22), na Assembleia Legislativa do Maranhão, para registrar a entrega da sede da UEMASUL, em Imperatriz, reformada e ampliada, além da expedição da ordem de serviço da construção de um Novo Campus de Ciências Agrárias, em imóvel doado pelo Sindicato Rural de Imperatriz (SINRURAL), onde funcionarão os cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Engenharia Florestal. Ela registrou ainda a ordem de serviço para mais uma etapa do programa Mais Asfalto em Imperatriz e visitou as obras da Avenida Beira Rio, que receberá investimento da ordem de R$ 3,1 milhões.

Segundo a deputada, todos os deputados e deputadas que apoiam o governo se sentem igualmente contemplados com “essa obra física e humana, que ajudará muito a promover o desenvolvimento da Região Tocantina, que criará mais oportunidades para nossa juventude que não precisará deslocar-se para outras regiões para estudar”.

Para a parlamentar, a obra da UEMASUL é uma obra de Estado, “uma obra de muitos pais e muitas mães”: “Em primeiro lugar, porque devemos reconhecer o mérito dos pioneiros da UEMA em Imperatriz, dentre os quais me parece que seja justo referenciar os professores pioneiros que carregaram a UEMA até agora com todas as dificuldades. Em segundo lugar, os alunos, ex-alunos, enfim, todo o corpo docente e discente que carregaram e acalentaram este sonho até agora”, disse.

Valéria disse ainda que não se pode esquecer os demais governos passados que deram suas contribuições, dentre os quais, nominou por Justiça o ex-governadores José de Ribamar Fiquene, já falecido, e José Reinaldo Tavares, segundo ela, este último, talvez  o governador que mais tenha interiorizado a UEMA no Maranhão.

“Não podemos esquecer os professores e alunos atuais, que além de terem destacada contribuição para a obra, naturalmente terão a grande a responsabilidade de carregar a tocha do desenvolvimento educacional e da construção efetiva de uma Nova Universidade”, registrou Valéria, enfatizando que, no entanto, o  governador Flávio Dino evidentemente deixará seu nome registrado para sempre porque foi quem teve a iniciativa concreta de criar a UEMASUL, valendo-se de sua sensibilidade de professor e político.

“Sinto-me como deputada e como cidadã sul-maranhense e imperatrizense contemplada com esse edificante investimento, e essa grande iniciativa de nosso governador Flávio Dino. Trata-se de uma obra permanente, que cuida das pessoas no médio e longo prazo, que investe em conhecimento, ciência, e na drenagem de cérebros para a região, pois muitos virão de outras regiões em busca de cargos de professores e técnicos”.

MAIS INVESTIMENTOS REGIONAIS

Já encerrando seu discurso ,Valéria disse que a obra não está ainda edificada completamente e muitos esforços serão demandados para que todos juntos possam transformar a UEMASUL numa grande universidade regional, e aproveitou pare pedir investimentos no ensino universitário dos municípios de Balsas e Açailândia e, ainda, na região central do Maranhão nos municípios de Grajaú, Barra do Corda e Presidente Dutra, uma das regiões mais carentes de investimentos em ensino superior.

“Chamo à a atenção para a necessidade de levarmos a UEMA-SUL a todos os municípios abrangidos por ela, como, Estreito, Porto Franco, Carolina, Açailândia, dentre outros. Mas igualmente a UEMANORTE deve realizar investimentos nos municípios de Balsas, Grajaú, Barra do Corda e Presidente Dutra, municípios fundamentais do estado, e muito necessitados de investimentos na área de ensino superior. Estive recentemente visitando o Campus de Grajaú e pude ver que aquele Campus não guarda a menor conformidade com a importância de Grajaú e a região das Serras. A mesma coisa acontece nos municípios de Barra do Corda e Presidente Dutra. A UEMA no centro do Maranhão precisa ter uma presença efetiva e condizente com a importância de cidades como Presidente Dutra, Barra do Corda, Grajaú, Tuntum, dentre outras vinculadas a UEMANORTE.

Ao final, a deputada disse acreditar que o Governado Flávio Dino levará também investimentos através da UEMA para as regiões central e sul do estado, a exemplo do que está fazendo em Imperatriz.