Deputados representam AL em ato de assinatura da reestruturação da Avenida dos Holandeses e Litorânea

icone-whatsapp
Marcelo Vieira/ Agência Assembleia
01/06/2017 12h28 - Atualizado em 01/06/2017 12h45

Deputados representam AL em ato de assinatura da reestruturação da Avenida dos Holandeses e Litorânea
Foto original

Os deputados Fábio Braga (SD), Rafael Leitoa (PDT) e Ana do Gás (PC do B) representam a Assembleia Legislativa, nesta quarta (31), na solenidade de assinatura do contrato do consórcio BRT-Litorânea para obras do Projeto de Reestruturação da Avenida dos Holandeses e Litorânea – BRT Metropolitano. O ato aconteceu no Palácio do Leões com o governador Flávio Dino (PC do B).

O projeto contou com a participação efetiva do legislativo maranhense, que autorizou o governo do estado a realizar a operação de empréstimo no valor de mais de 50 milhões de reais para implantação das intervenções nas Avenidas Holandeses e Litorânea.

O deputado Fábio Braga destacou a utilização da avenida litorânea como corredor importante para desenvolver o turismo. “ Trata-se de duas vias muito utilizadas e uma delas, a Avenida Litorânea, tem um lado especial. Uma das avenidas mais procuradas e frequentadas pela população e pelos turistas. Essa uma obra de grande importância e o governo do estado e a prefeitura de São Luís estão de parabéns em desenvolver projetos como este de maneira que venha cada vez mais satisfazer a população”.

Nesta primeira etapa, além da implantação do sistema de transporte de média capacidade, o BRT inclui, entre outras intervenções, o prolongamento da Avenida Litorânea até o Olho d’Água. O investimento visa melhorar a mobilidade urbana, a interligação dos municípios da Região Metropolitana da Ilha de São Luís e o aperfeiçoamento das condições de acessibilidade locais.

O deputado Rafael Leitoa ressaltou o papel da Assembleia para realização desse importante projeto de mobilidade urbana de toda a região metropolitana. “ A Assembleia Legislativa teve um papel integral nesse projeto uma vez que a casa autorizou o governo a contrair este empréstimo de mais de 50 milhões de reais. Hoje é um passo importante que é a contratação da empresa responsável pelas intervenções que vão ajudar e muito a mobilidade urbana da região metropolitana, tanto para o transporte coletivo como para o transporte individual”.

 A OBRA

A fase 1 é destinada à extensão da Avenida Litorânea até o Olho d’Água (1.780m) e ampliação da Avenida Colares Moreira – Estaca 2 até a Ponte do Rio Calhau (1.040m). Já a fase 2, abrange a reestruturação da Avenida Litorânea existente entre o Rio Pimenta e a Ponte do Rio Calhau (2.665 metros); Avenida Colares Moreira – Estaca 1 (Rotatória do Calhau) até a Estaca 2 (905 metros); e a Avenida São Carlos no Olho d’Água (850m).

As intervenções na infraestrutura viária permitirão a implantação do BRT (Bus Rapid Transit) e de um sistema binário, que consiste em transformar vias paralelas e próximas, de mão dupla, em vias de sentido único, com a função de contribuir no melhor uso do espaço da via e na diminuição de conflitos entre veículos, pedestres e ciclistas. As vias contarão com semáforos inteligentes conectados aos ônibus que terão prioridade sob os outros veículos, resultando em um transporte mais rápido.

O segundo Lote, que compreende as intervenções na Avenida dos Holandeses, teve seu edital de licitação lançado no último dia 4 e deve ser finalizado até o próximo semestre.


Banner