Eduardo Braide solicita que parcerias com o CLA contemplem melhorias para a população de Alcântara

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Eduardo Braide
01/06/2017 18h09

Eduardo Braide solicita que parcerias com o CLA contemplem melhorias para a população de Alcântara
Foto original

O deputado Eduardo Braide usou a tribuna nesta quinta-feira (1°), para destacar a indicação de sua autoria, apresentada hoje ao ministro da Defesa, Raul Jungmann, sobre o acordo que está sendo feito entre o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e os Estados Unidos.

“Além dos Estados Unidos, países como Israel, Rússia e França também já demonstraram interesse em utilizar a Base de Alcântara. A indicação que apresentei hoje é para que seja encaminhada mensagem ao ministro da Defesa, parabenizando-o pela utilização do CLA, sem operação desde 2001. Mas com a principal finalidade de solicitar ao Ministério da Defesa que, ao celebrar qualquer acordo para a utilização da Base de Alcântara, tenha como um dos itens principais de contrapartida, o favorecimento e o apoio à população de Alcântara”, destacou.

Eduardo Braide também elencou algumas melhorias que podem ser executadas na cidade histórica de Alcântara, a partir das parcerias celebradas com o CLA.

“Com essas parcerias, prédios históricos podem, por exemplo, ser recuperados e, depois de utilizados, entregues à população de Alcântara; o apoio às agrovilas e aos povoados da cidade; na área da saúde, a destinação de ambulância; melhoramento de vias de acesso aos povoados, dentre outros. Uma série de contrapartidas que devem ser estabelecidas para que esses acordos possam ser celebrados. Mas o principal é que não podemos só lançar de Alcântara para o mundo as tecnologias, as novas formas de utilização aeroespacial sem deixar ao município e à população aquilo que deve ficar em qualquer cidade que recebe um grande investimento”, completou o parlamentar citando ainda a obra de recuperação do cais de Alcântara, já executada pela Aeronáutica.

Ao finalizar o discurso, o deputado justificou a necessidade de estabelecer contrapartidas efetivas para o município de Alcântara.

“Um lançamento de foguete custa entre R$ 90 milhões e R$ 480 milhões. Então, sem sombra de dúvidas, que deixar ao povo de Alcântara um investimento, seja na área da Saúde, da Educação, no apoio à Agricultura, enfim, a todos os moradores do município, nada mais é que uma obrigação do Governo Federal, para que se possa fazer com que a cidade, de fato, não seja penalizada ao ver milhões serem lançados do município sem deixar milhões também para a cidade. Espero que a população alcantarense seja contemplada com os acordos a serem fechados no CLA pelo Ministério da Defesa”, concluiu Eduardo Braide.

 


Banner