Nina Melo propõe criação da Semana de Conscientização da Vacinação para Adultos e Crianças

icone-whatsapp
Nice Moraes/ Agência Assembleia
07/06/2017 13h02

Nina Melo propõe criação da Semana de Conscientização da Vacinação para Adultos e Crianças
Foto original

A deputada Nina Melo apresentou projeto de lei, na sessão plenária desta quarta-feira (7), propondo a criação da Semana de Conscientização da Vacinação para Adultos e Crianças, visando diminuir a incidência de casos que podem levar até a morte.  A proposta está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça.

“É um ato de amor, um ato importantíssimo que vem sendo menosprezado com a diminuição do público alvo ao longo dos últimos dois anos, especialmente no Maranhão, por falta de políticas públicas na área de saúde e na área de comunicação para que haja uma vacinação efetiva da nossa população”, afirmou Nina Melo, citando exemplos como o rotavírus, cuja vacinação de bebês teve uma diminuição de 10% nos últimos dois anos e a pólio, que é uma doença gravíssima, potencialmente fatal.

A deputada também chamou atenção para o HPV, no Maranhão, onde a principal causa de morte por câncer, é o câncer do colo do útero e nada está sendo feito no Estado para coibir os casos. “As nossas jovens, as nossas meninas não estão sendo imunizadas por falta de orientação. É uma doença tão grave e que mais uma vez coloca o Maranhão em primeiro lugar em morte e não em tratamento; primeiro lugar em falta de acompanhamento, em falta de exames para diagnóstico precoce dessa doença, e isso é vergonhoso para nós, maranhenses todos da classe médica. É vergonhoso porque nós precisamos nos unir, governo federal, governo estadual e os municípios, para exterminar ou pelo menos diminuir muito a incidência de morte como acontece em países como os Estados Unidos e a maioria dos países da Europa, onde praticamente não há morte por câncer de colo de útero”, argumentou Nina Melo.  

Ao finalizar, Nina Melo lembrou que fez uma indicação endereçada ao secretário de Governo e de Comunicação, Márcio Jerry, para que tome medidas legais e administrativas para esse esclarecimento efetivo da população a fim de que amanhã o Maranhão não índices alarmantes de internações e de mortes.


Banner