Bira solicita implantação de PREUNI Especial para vestibular do ITA

Assecom/ Dep. Bira do Pindaré
13/06/2017 12h44 - Atualizado em 13/06/2017 15h53

Bira solicita implantação de PREUNI Especial para vestibular do ITA

Por meio de indicação ao Governo do Estado, o deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) solicitou a implantação de uma turma especial do Programa Pré-Universitário do Maranhão (PREUNI) para o vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O entendimento dele tem em vista a parceria entre a Universidade Federal do Maranhão e a implantação de Unidade do ITA no Maranhão.

Com aulas na modalidade presencial que oferece os “Aulões Gratuitos do ENEM” e, à distância, como vídeo aulas e materiais de apoio disponíveis em aplicativos para smartphones, o PREUNI é a principal aposta da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação para ajudar jovens e adultos que concluíram ou estão cursando o Ensino Médio a se prepararem para ingressar na faculdade.

“É um instrumento que tem trazido grandes resultados para os estudantes de escolas públicas, sobretudo, os que mais precisam. Por isso, nada mais acertado que a implantação de um PREUNI especial para o vestibular do ITA, tendo em vista que este é considerado um dos vestibulares mais difíceis do país e nós precisamos garantir condições mais justas para todos os estudantes”, destacou.

O parlamentar pontuou os investimentos que estão sendo feitos na qualificação da educação pública em todo Estado do Maranhão e destacou que estes são resultados que aparecem em longo prazo. Ele defende que, concomitante, é preciso investir também em medidas emergenciais e frisou a importância do Preuni para cumprir essa missão.

Esse pedido de Bira do Pindaré complementa outra indicação de autoria dele e que já teve uma resposta positiva. No final do mês de maio, o secretário Jhonatan Almada anunciou em evento na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que outra indicação de autoria de Bira do Pindaré havia sido atendida. Nela, o parlamentar solicitou e defendeu a importância de São Luís ser um campo de prova do vestibular do ITA.

No final do mês de maio, o titular da Secti, Jhonatan Almada, já havia anunciado em evento na Universidade Federal do Maranhão, que outra indicação de autoria de Bira do Pindaré havia sido atendida. Nela, o parlamentar solicitou que um campo de prova do vestibular do ITA em São Luís.

Em documento encaminhado ao comandante da aeronáutica, Nivaldo Rossato, e ao reitor do ITA, Anderson Ribeiro Correia, o deputado frisou a implantação do Instituto no Maranhão é estratégica para o Brasil e defendeu que a oportunidade seja assegurada aos estudantes maranhenses.

“Temos o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), base de lançamento de foguetes da Força Aérea Brasileira, com grande potencial para o desenvolvimento do setor aeroespacial no país e que precisa cada vez mais profissionais qualificados. Nada mais justo do que garantir aos jovens e adultos maranhenses a possibilidade de realizar o vestibular para ingresso no Instituto em nossa capital. De modo que agradecemos imensamente ao comandante da aeronáutica e ao reitor do ITA pela decisão acertada”, concluiu o parlamentar.