Estado atende indicação de Bira e lança Aulões do Enem específico para o ITA

Assecom/ Dep. Bira do Pindaré
13/06/2017 18h53

O Governo do Maranhão iniciou no último fim de semana uma turma especial do ‘Aulões do Enem’ para o vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A iniciativa atende um pleito do deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), que, por meio de indicação, solicitou a criação de uma turma especial do Programa Pré-Universitário (Preuni) para garantir ao estudante maranhense a oportunidade de preparar ainda mais para conquistar uma vaga em um dos Institutos mais prestigiados do país.

Este é o primeiro ano que o ITA realiza provas vestibulares no Maranhão, fruto de outra indicação do parlamentar, que atuou, quando secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação do governo Flávio Dino (PCdoB), ao lado do deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB) para trazer a universidade tecnológica para o Maranhão. O fato de o Maranhão ter o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) também teve grande importância nesse processo.

À época, Bira destacou a sintonia do governador com a proposta. O anúncio da implantação foi recebido com grande festa em todo o Estado, manifestada de imediato na disposição e boa vontade para fazer parcerias. A vinda do Instituto foi oficializada após a cooperação assinada com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que garantiu os cursos de graduação; e com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) que garantiu o mestrado; além do doutorado em rede com universidades de três estados.

Bira ressaltou o direito que o Maranhão tem de assegurar condições justas aos estudantes maranhenses e comemorou o início das Aulões do Enem. Para ele, um instrumento que, desde que foi criado, tem trazido resultados decisivos para os estudantes de escolas públicas do Estado. “Portanto, nada mais acertado que uma turma do Preuni exclusiva para preparar os jovens maranhenses para este que é considerado um dos vestibulares mais difíceis do país”, destacou.

O ITA é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER), localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos. Especializado nas áreas de ciência e tecnologia aeroespacial, o Instituto oferece cursos de graduação em Engenharia, pós-graduação lato sensu de especialização e de extensão; e stricto sensu nível Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado, além de pós-graduação.

Os estudantes recebem ensino, alimentação gratuita e moradia a baixo custo dentro do próprio campus ao longo de todo o curso. Só no ano passado mais de 12 mil candidatos se inscreveram para concorrer a 110 vagas nos seis cursos oferecidos pelo Instituto, que tem o vestibular na área de engenharia mais concorrido do país.