Audiência Pública debate a bonificação no ENEM para estudantes oriundos de escolas maranhenses

Gregório Dantas/ Agência Assembleia
20/06/2017 16h32 - Atualizado em 21/06/2017 08h29

A bonificação para estudantes oriundos de escolas maranhenses no ENEM foi tema de uma audiência pública realizada, na manhã desta terça-feira (20/06), no plenário Léo Franklin da Câmara Municipal de Vereadores da Cidade de Imperatriz.

Na oportunidade, além do Presidente da Frente Parlamentar pela bonificação e autor do pedido pela realização do evento, deputado Marco Aurélio (PC do B) estavam presentes os deputados estaduais Roberto Costa (PMDB), Wellington do Curso (PP), Antônio Pereira (DEM), Sergio Vieira (PEN) e estudantes da rede pública e particular de ensino da cidade de Imperatriz

Também se fizeram presentes o deputado federal Deoclides Macedo (PDT); o presidente da Câmara Municipal de Imperatriz vereador Zé Carlos, diversos vereadores da cidade; o Diretor do Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) professor doutor Daniel; o professor Doutor Alan Kardec (representando da Reitora da UFMA Nair Portela); professora Doutora e Reitora da UEMASUL Elizabeth Nunes; professor Carlos Alberto Claudino Coordenador Curso de Jornalismo da UFMA de Imperatriz; Marlon Reis ex-Juiz Federal e autor da Lei da Ficha Limpa; Secretário Municipal de educação Josenildo Ferreira; Coordenadora do Curso de Medicina da UFMA de Imperatriz professora Ana Lídia; representante da OAB-MA Terezinha Madeira; o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação Jonathan Almada; o Secretário de Estado da Educação Felipe Camarão e o Secretário de Estado da Cultura Diego Galdino.

O deputado Marco Aurélio presidiu a audiência e iniciou os trabalhos ressaltando um dado preocupante. Segundo o parlamentar, no Curso de Medicina da UFMA de Imperatriz, dos 249 alunos matriculados, apenas 42 são da Região Tocantina. A bonificação proposta pelo parlamentar seria um acréscimo de 20% nas notas de alunos oriundos de escolas maranhenses para o ingresso na UFMA. O objetivo é facilitar o acesso desse aluno aos principais cursos da Universidade e manter a mão de obra qualificada no estado.

Logo em seguida, os deputados estaduais Roberto Costa, Wellington do Curso, Sergio Vieira e Antônio Pereira defenderam a imediata aprovação da bonificação para estudantes Maranhenses. Wellington do Curso Lembrou que cabe unicamente ao Conselho Universitário da UFMA a aprovação desta bonificação. Roberto Costa ressaltou a jurisprudência da proposta e destacou a utilização da bonificação em Estados vizinhos. Já o deputado Sergio Vieira defendeu que os interesses dos maranhenses tem que ser priorizados e que o Maranhão não pode continuar deixando seus filhos fora da faculdade em detrimento de estrangeiros.

O deputado Deoclides Macedo, representando a Comissão de Educação da Câmara Federal, reafirmou a luta pela expansão de Cursos superiores pelo interior do Maranhão. Ele ressaltou que já tramita no Congresso Nacional de uma proposta do deputado federal maranhense Victor Mendes que legisla sobre a temática da bonificação em âmbito nacional.

O Secretário Felipe Camarão lembrou que a bonificação é um pleito antigo do ex-reitor Natalino Salgado e que as políticas afirmativas devem ser vistas de forma justa, que diminuem as desigualdades e temporárias. “É uma política afirmativa, temporária que reafirmará as igualdades de condições nas disputas das vagas na UFMA. A política afirmativa da bonificação é constitucional e já existe em 8 universidades federais do Brasil”, afirmou o Secretário.

O presidente do Grêmio estudantil do IFMA, Ítalo Chaves, ressaltou a importância do projeto de bonificação e a mobilização dos estudantes de escolas públicas é fundamental para que a luta seja vencida. A estudante Bianca Araújo, também do IFMA, afirmou a necessidade da bonificação e reclamou que mais da metade dos alunos matriculados na UFMA de Imperatriz utilizam a Universidade como catapulta para escolas superiores de outros estados.

O estudante João Vitor disse que a bonificação regionalizará os atendimentos médicos e vai humaniza-los também. A estudante Cassia Fernanda do Curso de Enfermagem da UFMA também defendeu a aprovação imediata da bonificação. O estudante Juan Felipe disse que a UFMA não pode ser um estacionamento rotativo. A estudante Isabela Simão afirmou que a UFMA de Imperatriz é do povo de Imperatriz e os alunos da cidade precisam da Universidade local.

Encaminhamentos

A Frente Parlamentar em Defesa da Bonificação vai se reunir com a Reitora da UFMA Nair Portela antes da próxima reunião do Conselho Universitário, será entregue a ela a Ata da audiência realizada em Imperatriz para que o projeto seja aprovado com a maior celeridade possível.